NiTfm live

Cinema

Ruínas do Carmo vão ter várias sessões de cinema até ao final do mês

“O Carteiro de Pablo Neruda” e “O Bom, O Mau e O Vilão” são alguns dos filmes que serão exibidos no ciclo Cinema nas Ruínas.
"O Bom, O Mau e O Vilão" vai ser exibido.

Durante o verão, há vários ciclos especiais de cinema que ocupam Lisboa — sobretudo com sessões ao ar livre ou em locais improváveis. Uma das melhores opções dentro deste género é o Cinema nas Ruínas, que arranca nas Ruínas do Carmo a 19 de agosto e se prolonga até dia 31.

Trata-se de uma iniciativa da Festa do Cinema Italiano com a produtora Ar de Filmes, o Teatro do Bairro e o Museu Arqueológico do Carmo. Vão ser exibidos filmes clássicos todos os dias, exceto aos domingos, sempre às 21h30.

O ciclo divide-se em duas partes. A primeira tem produções sobre as vidas e obras de grandes artistas do Renascimento — como Michelangelo, Raffaello, Caravaggio ou Tintoretto —, além de projetos focados em Van Gogh ou na arte na altura do nazismo. Cada sessão vai contar com um comentário de um crítico de arte.

Na segunda semana do Cinema nas Ruínas, o grande foco são filmes italianos emblemáticos, de diferentes géneros. Alguns deles são “O Bom, O Mau e O Vilão”, de Sergio Leone; “Suspiria”, de Dario Argento; “O Carteiro de Pablo Neruda”, de Massimo Troisi e Michael Radford; ou “Querido Diário”, de Nanni Moretti

Todas as sessões são na língua original, mas têm legendas em português. Os bilhetes para cada filme custam 8€ e estão à venda online ou na bilheteira do museu, aberta todos os dias entre as 15 horas e as 21h30. Consulte a programação completa do Cinema nas Ruínas.