NiTfm live

Cinema

RTP vai transmitir documentário sobre Salgueiro Maia

A exibição acontece esta segunda-feira, 1 de julho, no dia em que o capitão de Abril faria 75 anos.
O herói do 25 de Abril morreu em 1992.

Se não tivesse sido vítima de um cancro em 1992, quando tinha apenas 47 anos, Fernando José Salgueiro Maia celebraria esta segunda-feira, 1 de julho, o seu 75.º aniversário. Para assinalar esse marco, a RTP1 vai transmitir um documentário sobre esta figura incontornável da revolução do 25 de Abril.

Conhecido como o “capitão sem medo”, Salgueiro Maia, natural de Castelo de Vide, foi um dos principais responsáveis pela forma como o golpe de estado foi conduzido em Lisboa — liderou as tropas vindas de Santarém, montou o cerco aos ministérios no Terreiro do Paço, evitou o confronto na Rua do Arsenal, conseguiu a rendição de Marcelo Caetano e entregou a pasta do governo a António Spínola.

“Salgueiro Maia — Rumo à Eternidade” é um documentário que conta os momentos mais marcantes da sua vida e tem depoimentos de nomes como Alfredo Cunha, Adelino Gomes, Carlos Matos Gomes, Hermínio Martinho, Fernando António Pereira ou Carlos Beato, entre outros que acompanharam de perto a sua vida. Vai ser transmitido esta segunda-feira, 1 de julho, logo a seguir ao “Telejornal”. A produção de 35 minutos foi realizada por Francisco Manso.