NiTfm live

Cinema

Qual é a ordem correta para ver os filmes da Marvel antes de “Vingadores: Endgame”?

Um dos projetos mais esperados dos últimos anos estreou a 25 de abril.
Os super-heróis estão todos reunidos.

Tem sido uma jornada impressionante para a Marvel ao longo da última década (e até um bocadinho antes). A editora de banda desenhada que deu ao mundo personagens como Homem-Aranha, Hulk ou Thor, entre tantas outras, reinventou-se e construiu um enorme império no cinema (além de várias séries de televisão).

De repente, os maiores blockbusters do ano passaram a ser histórias de super-heróis. Foi uma enorme vitória para a Marvel, que perdeu o seu maior ícone, o escritor e desenhista Stan Lee, no final do ano passado (ele será o grande homenageado da Comic Con Portugal deste ano).

O MCU (sigla por que é conhecido o Marvel Cinematic Universe, que se pode traduzir para “Universo Cinematográfico da Marvel”) fecha agora um ciclo, tendo em conta todas as histórias que tem feito, com “Vingadores: Endgame”, o filme que estreou no feriado de 25 de abril.

Tal como em “A Guerra dos Tronos” — que está nos seus últimos episódios — espera-se que várias personagens morram nesta produção realizada por Anthony e Joe Russo. Há quem diga que é o Homem de Ferro, outros suspeitam que vai ser a última vez que iremos ver Chris Evans como Capitão América.

A equipa que fez o projeto, que será uma epopeia de três horas, não deixou quaisquer pistas. Mas apelou (bastante) a que os fãs não revelassem spoilers nas redes sociais assim que o vissem na sala de cinema do respetivo país.

Com tantos filmes (e séries) lançados pela Marvel nos últimos anos — que tornaram a MCU uma das sagas mais lucrativas de sempre — torna-se complicado saber qual é a ordem correta (ou seja, cronológica) para vê-los.

Este é um bom exercício para rever tudo antes de “Vingadores: Endgame” — ou para repetir em casa quando já tiver visto a nova história no cinema. Em baixo está a lista completa de filmes da Marvel pela ordem correta.

“Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011)

“Homem de Ferro” (2008)

“O Incrível Hulk” (2008)

“Homem de Ferro 2” (2010)

“Thor” (2011)

“Os Vingadores” (2012)

“Homem de Ferro 3” (2013)

“Thor: O Mundo das Trevas” (2013)

“Capitão América: O Soldado do Inverno” (2014)

“Guardiões da Galáxia” (2014)

“Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017)

“Vingadores: A Era de Ultron” (2015)

“Homem-Formiga” (2015)

“Capitão América: Guerra Civil” (2016)

“Black Panther” (2018)

“Homem-Aranha: Regresso a Casa” (2017)

“Doutor Estranho” (2016)

“Homem-Formiga e a Vespa” (2018)

“Capitão Marvel” (2019)

“Thor: Ragnarok” (2017)

“Vingadores: Guerra do Infinito” (2018)

“Vingadores: Endgame” (2019)