NiTfm live

Cinema

Os DeLorean ficaram famosos no cinema, mas a história real também dava um filme

“O Caso DeLorean” estreia em Portugal esta quinta-feira, 10 de outubro.
O filme estreia esta quinta-feira.

Todos conhecemos o carro DeLorean dos filmes “Regresso ao Futuro”. É um dos elementos mais característicos daquela saga e parece que foi inventado de propósito para o enredo — só que os carros DeLorean existiram mesmo e a sua história também dava um filme.

Nem por acaso: estreia nos cinemas esta quinta-feira, 10 de outubro, “O Caso DeLorean”. Conta como se formou e o que aconteceu a esta empresa de carros que apenas durou sete anos, entre 1975 e 1982, e que só fabricou um modelo, o DeLorean DMC-12.

O americano John DeLorean trabalhava como executivo da General Motors quando a sua ambição pessoal exigiu que tivesse a própria companhia. Era ousado, carismático e irreverente e não queria fazer as coisas de forma tradicional.

O seu objetivo era construir um carro com um design desportivo e futurista — o DeLorean DMC-12, que conseguiu fabricar com a ajuda de vários investidores.

O principal apoio veio de um fundo do governo britânico, que levou a fábrica da DeLorean para um subúrbio de Belfast, na Irlanda do Norte, que gerou cerca de 2600 empregos. O objetivo por parte do governo era estabilizar aquela região, que no final dos anos 70 estava bastante atribulada com todos os conflitos com a Irlanda.

As vendas até começaram por correr bem, mas o sucesso não durou muito tempo — até por causa da crise económica no mundo ocidental. O governo britânico, na altura liderado por Margaret Thatcher, também perdeu a paciência com DeLorean, que era cada vez mais visto como um charlatão.

Ainda assim, o acontecimento mais surreal de toda esta história passou-se a 19 de outubro de 1982, quando DeLorean foi apanhado pelo FBI num hotel em Los Angeles e prestes a comprar 100 quilos de cocaína.

Depois de um julgamento mediático que durou mais de dois meses, DeLorean foi absolvido — mas a sua reputação já estava arruinada e a empresa nunca voltou a ter sucesso. Quando estreou “Regresso ao Futuro” já não havia tempo para que o filme salvasse o modelo de carros.

“O Caso DeLorean”, realizado por Nick Hamm (que cresceu em Belfast, onde o caso é conhecido), conta a história na perspetiva de Jim Hoffman (Jason Sudeikis), vizinho de DeLorean (Lee Pace) nos EUA e que era um informador do FBI, depois de vários anos como criminoso.

O filme é inspirado em factos reais, mas também mistura alguns elementos de ficção — até porque não se sabe muito sobre Hoffman, que desapareceu após o julgamento de DeLorean. 

O elenco inclui ainda Judy Greer, Erin Moriarty, Corey Stoll, Michael Cudlitz e Tara Summers, entre outros.