NiTfm live

Cinema

O novo filme dos criadores de “Amigos Improváveis” é sobre crianças autistas

A produção francesa "Especiais" estreia em Portugal esta quinta-feira, 27 de fevereiro, e foca-se em vários heróis do dia a dia.
O filme estreou no festival de Cannes.

Em 2011, os franceses Olivier Nakache e Éric Toledano criaram um sucesso mundial quando escreveram e realizaram “Amigos Improváveis” — uma história sobre um milionário tetraplégico e o seu novo cuidador, um jovem dos bairros sociais de Paris, que acabam por criar laços fortes depois do choque inicial.

É uma comédia dramática baseada em pessoas reais, que foi premiada e se tornou um enorme hit de audiências. Tanto que deu origem a uma adaptação americana chamada “Novos Amigos Improváveis”, com Bryan Cranston e Kevin Hart nos papéis principais.

Esta quinta-feira, 27 de fevereiro, estreia em Portugal o novo filme da dupla de Nakache e Toledano, que também escreveu e realizou o projeto. Chama-se “Especiais” e tem quase duas horas de duração.

Vincent Cassel e Reda Kateb interpretam os protagonistas. Cada um é responsável por uma associação sem fins lucrativos diferente, a The Hatch e a The Shelter. E acabam por criar uma parceria improvável que se torna benéfica para todos.

Uma das associações tem como objetivo dar assistência a crianças e adolescentes autistas, incluindo casos extremos — de miúdos que foram recusados por todas as outras instituições por terem comportamentos violentos ou erráticos.

A outra organização presta apoio a jovens desfavorecidos de bairros sociais franceses. A base desta parceria é formar estes jovens para que possam ser cuidadores profissionais das crianças e adolescentes autistas que mais precisam — garantindo ajuda a uns, e emprego e uma situação social mais estável aos outros.

É uma comédia com momentos dramáticos, também baseada numa história real, que estreou originalmente na última edição do prestigiado Festival Internacional de Cinema de Cannes, em França.

Além de relatar esta emocionante (e bonita) narrativa, o objetivo dos cineastas também foi sensibilizar o público francês para esta situação, dos doentes que não são aceites no sistema social em França simplesmente porque têm problemas mais difíceis inerentes à sua condição.

O elenco inclui ainda Hélène Vincent, Catherine Mouchet, Frédéric Pierrot, Suliane Brahim, Lyna Khoudri, Aloïse Sauvage, Bryan Mialoundama, Alban Ivanov, Benjamin Lesieur e Marco Locatelli, entre vários outros. “Especiais” tem recebido críticas medianas da imprensa especializada.