NiTfm live

Cinema

Mercado de Matosinhos vai receber festival de cinema com sessões gratuitas

Decorre entre os dias 12 e 15 de setembro. Além do cinema, há conferências, exposições fotográficas e workshops.
Cinema no Mercado de Matosinhos.

Um ponto de encontro e de partilha entre viajantes, exploradores e curiosos. É o que pretende que seja a primeira edição do Festival de Cinema Aventura, em Matosinhos. O evento acontece entre os dias 12 e 15 de setembro, de quinta a domingo, e terá lugar no Mercado Municipal de Matosinhos.

A mostra é uma parceria entre a agência de viagens Nomad e a Câmara Municipal da cidade. Está prevista a exibição de mais de 20 curtas metragens, sempre às 21h30, sobre viagens e histórias de aventura que têm o poder de inspirar, emocionar e provocar uma reflexão na plateia.

“O Mercado Municipal de Matosinhos é um dos locais mais procurados pelos turistas que nos visitam. Fazia todo o sentido acolher naquele espaço emblemático um evento de cariz internacional desta natureza. O cinema de aventura enquadra-se na estratégia de promoção turística do concelho”, diz Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

O programa do Festival de Cinema Aventura também inclui conferências, exposições fotográficas, workshops e painéis de debate ao longo dos quatro dias do evento. Um dos destaques é a presença do psicólogo Pedro Moreira, autor do blog “Pedro On the Road“, no painel “O nosso impacto enquanto viajantes”. No dia 14 de setembro, ao meio-dia, o autor — que partiu de bicicleta numa aventura até ao Cabo da Boa Esperança — dará seu contributo sobre o modo como viajamos e sobre como podemos conhecer o mundo sem comprometer o modo de vida e a cultura de cada região visitada.

Ainda no sábado, às 18 horas, o festival conta com a participação de Nathan Thornburgh e do fotógrafo Eduardo Leal, no painel “Roads & Kingdoms”. Os dois propõem uma conversa intimista sobre a viagem como protagonista da narrativa e também vão debater sobre as diferenças entre jornalismo, reportagem e narrativa de viagem. Nathan Thornburgh é um antigo editor e correspondente estrangeiro da revista “Time” e produtor para a “CNN” da plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”,