Cinema

Quem é Katherine Langford, a estrela de “Por Treze Razões” que tem um novo filme?

A atriz australiana tem 22 anos e uma carreira ascendente. A sua maior inspiração foi Lady Gaga.

Desistiu da natação profissional depois de um concerto.

Ninguém conhecia Katherine Langford, a atriz australiana que fez 22 anos em abril, antes de “Por Treze Razões”. E com razão. Langford só tinha feito alguns filmes amadores “horrendos” antes de conquistar o papel de Hannah Baker, que mudou a sua vida.

Na série da Netflix, baseada num livro de Jay Asher, interpreta a rapariga adolescente que se suicida por vários motivos. 13, mais precisamente. Antes de tirar a sua vida, gravou cassetes de áudio onde explica porque o decidiu fazer — e a história acompanha o que levou a isso e o que aconteceu depois, tudo relacionado com os seus colegas da escola, alguns dos quais são considerados responsáveis pela morte.

Polémicas à parte, “Por Treze Razões” foi uma das séries mais vistas de 2017. Foi aquela que foi mais procurada no Google e a segunda mais mencionada no Twitter. Nem o elenco nem a produção esperavam o impacto que teve, mas estavam a contar com toda a controvérsia.

“Quando fazes uma série como esta, estás à espera de controvérsia”, disse a atriz numa entrevista com a “Variety”. “Em geral, penso que tenha sido uma coisa boa. São necessárias opiniões para haver discussões, e é sobre isso que é a série — falar sobre assuntos que são tabu ou que as pessoas normalmente não falariam com os pais ou os professores.”

A segunda temporada estreou a 18 de maio e também inclui Katherine Langford, já que a série aprofunda mais a conspiração na escola, com outros casos. Já foi confirmada uma terceira, mas a atriz está de saída. Não é um problema, já que a série lhe lançou a carreira. Foi nomeada para um Globo de Ouro para Melhor Atriz de Drama com apenas 21 anos — só perdeu para Elisabeth Moss e para o seu papel em “The Handmaid’s Tale”.

O seu novo filme chama-se “Com Amor, Simon” e estreia em Portugal esta quinta-feira, 21 de junho. Interpreta Leah, uma amiga do protagonista, Simon (Nick Robinson), um adolescente que descobre que é gay e lida com os seus dramas na família e escola por causa disso — enquanto fala com um colega anónimo que também é homossexual. O filme tem ainda no elenco Josh Duhamel e Jennifer Garner.

Por causa do sucesso de “Por Treze Razões”, Katherine Langford conseguiu ainda papéis em mais dois filmes: “The Misguided”, que deve estrear este ano, e “Spontaneous”, que está em pré-produção.