NiTfm live

Cinema

“Joker” de Todd Phillips vence Leão de Ouro do Festival de Veneza

O filme tinha sido ovacionado durante oito minutos, durante a sua apresentação no festival.
Joaquin Phoenix é o Joker.

Joker“, o filme do realizador norte-americano Todd Phillips conhecido pela trilogia de “A Ressaca“, venceu o prémio maior da 76.ª edição do festival de cinema de Veneza, anunciou este sábado, dia 7 de setembro, o júri da competição oficial.

A obra que venceu o Leão de Ouro conta com Joaquin Phoenix no papel principal: ele é o Joker, um palhaço que depois de ser maltratado nas ruas da cidade de Gotham, se torna um vilão. O filme tinha sido ovacionado durante oito minutos, durante a sua apresentação no festival e Phoenix tem sido elogiado em todo o mundo pelo seu papel, falando-se já em possíveis nomeações para os óscares.

Mas houve mais galardões: o Grande Prémio do Júri foi para o filme “J´Accuse”, de Roman Polansky, e o Leão de Prata de Melhor Realizador foi atribuído ao sueco Roy Anderson, por “About Endlessness”.

Segundo a Lusa, citada pela “SIC“, Roman Polansky não esteve presente na cerimónia, pelo que o Grande Prémio do Júri foi recebido pela atriz francesa Emmanuelle Seigner, casada com o realizador.

A agência adianta que o Prémio de Melhor Interpretação Masculina foi para Luca Marinelli, pelo desempenho em “Martin Eden”, de Pietro Marcello, e o Prémio de Melhor Interpretação Feminina foi para Ariane Ascaride, em “Gloria Mundi”, de Robert Guédiguian.

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar e a atriz britânica Julie Andrews receberam o Leão de Ouro de carreira, e o realizador franco-grego Costa-Gavras, o Prémio Jaeger-LeCoultre 2019.

O filme português “A Herdade”, de Tiago Guedes, que competia na lista oficial, não recebeu nenhum prémio. O filme chega às salas de cinema em Portugal no dia 19 de setembro.