NiTfm live

Cinema

Joaquin Phoenix salva vaca e bezerro de um matadouro

O resgate dos dois animais ocorreu menos de 48 horas depois do seu discurso na cerimónia dos Óscares.
Joaquin Phoenix com Indigo.

Depois de um discurso de aceitação na cerimónia dos Óscares que se focou no modo cruel como a indústria dos laticínios trata as vacas, Joaquin Phoenix voltou a ser notícia pelas suas iniciativas ativistas nas questões dos direitos dos animais. Desta vez, o ator resgatou uma vaca e a sua cria de três dias de um matadouro na Califórnia, nos Estados Unidos.

O vídeo que expôs toda a cena foi publicado na passada quinta-feira, 20 de fevereiro, no canal de YouTube da Farm Sanctuary, o santuário onde os dois animais foram depois entregues e que os vai acolher até ao fim das suas vidas.

Este resgate ocorreu menos de 48 horas depois de Joaquin Phoenix receber o Óscar de Melhor Ator Principal pelo seu papel em “Joker”. Acompanhado pela mãe, o ator assumidamente vegan entrou no matadouro com o propósito de recolher os animais, não sem antes debater as suas convicções com o gerente do espaço, Antonio Di Maria.

Sobre a conversa, que pode ser vista no vídeo, Phoenix revelou que “nunca pensou” ser possível encontrar amizade num matadouro: “Ao conhecer o Antonio e abrir-lhe o meu coração, percebi que podemos ter mais em comum do que aquilo que nos separa. Sem a sua bondade, Liberty e o seu bezerro, Indigo, teriam tido um fim terrível”.

O ator acrescentou ainda que a dupla de animais “nunca vai experienciar crueldade”, continuando: “A minha esperança é ver Indigo a crescer com a sua mãe Liberty na Farm Sanctuary; que sempre nos recordemos que a amizade pode surgir nos locais mais inesperados; e que independentemente das nossas diferenças, a bondade e compaixão governem sobre tudo à nossa volta.”