NiTfm live

Cinema

Joaquin Phoenix fugiu à festa dos Óscares e foi comer um hambúrguer vegan

O ator foi fotografado de forma descontraída acompanhado pela noiva, a atriz Rooney Mara. A imagem está a tornar-se viral.
Greg Williams tirou a fotografia.

Este foi o ano de Joaquin Phoenix. Depois de vencer o prémio de Melhor Ator pelo papel em “Joker” nos Globos de Ouro, nos BAFTA ou nos SAG Awards, entre tantos outros, o americano de 45 anos ganhou o primeiro Óscar da carreira na noite deste domingo, 9 de fevereiro (em Portugal já na madrugada de segunda-feira).

Joaquin Phoenix fez um discurso pesado, sem agradecimentos nem qualquer menção ao filme que lhe garantiu a estatueta dourada. O ator tema chamado a atenção para vários temas durante os discursos nesta época de prémios. Desta vez, claro, não foi exceção.

Apelou à luta contra a injustiça no geral, defendeu a importância do amor e da compaixão, “o melhor da humanidade”, e lembrou o seu irmão falecido. Defendeu ainda a sua visão vegan do mundo.

“Acho que nos desligámos muito do mundo natural. Muitos de nós somos culpados de termos uma visão egocêntrica do mundo e acreditamos que somos o centro do universo. Vamos ao mundo natural e exploramos os seus recursos. Sentimos que temos direito a inseminar artificialmente uma vaca e depois roubar o seu bebé, apesar de os seus choros desesperados serem incontornáveis. Depois usamos o leite que era para a sua cria e colocamos no nosso café e nos nossos cereais.”

Joaquin Phoenix é vegan e ativista dos direitos dos animais há vários anos. Após a noite dos SAG Awards, em janeiro, o ator fez apenas uma breve passagem pela after-party para depois se juntar a uma vigília de ativistas às portas de um matadouro. 

Ainda vestido de smoking, Joaquin Phoenix juntou-se a outras pessoas que tentavam confortar os porcos que aguardavam a sua vez para entrarem naquelas instalações. Este grupo de ativistas, chamado Los Angeles Animal Save, realiza ações de guerrilha com regularidade para dar água aos animais e tentar apoiá-los nos seus últimos momentos de vida.

Desta vez, depois de ganhar o Óscar de Melhor Ator, Phoenix também não se mostrou interessado nas after-parties de Hollywood. Afinal, é sabido que o americano não é um fã das red carpets e outros momentos que fazem parte da indústria. Vestido com o smoking da gala, Joaquin Phoenix foi com a noiva (e também atriz) Rooney Mara comer um hambúrguer vegan a uma pequena cadeia de restaurantes de Los Angeles — que tem apenas três espaços, todos eles na cidade californiana — chamada Monty’s Good Burger.

O fotógrafo Greg Williams captou o momento em que Phoenix e Mara estavam sentados de forma descontraída na escadaria do restaurante a comer (de forma feliz) os seus hambúrgueres. Entre os dois, pousada, está a preciosa estatueta dourada de Melhor Ator.

A imagem está a tornar-se viral nas redes sociais, também pelo pormenor de Rooney Mara ter calçadas sapatilhas All Stars conjugadas com um vestido da marca Alexander McQueen. Ao lado deles está uma caixa com mais hambúrgueres.

Conheça a lista completa dos vencedores dos Óscares (a grande surpresa foi o sul-coreano “Parasitas”)  e descubra os melhores momentos da noite, desde as piadas às atuações especiais.