NiTfm live

Cinema

Já pode ver o primeiro filme de Joaquin Phoenix depois de “Joker”

Trata-se de uma curta-metragem metafórica chamada “Guardians of Life” e fala sobre as alterações climáticas.
O ator interpreta um cirurgião.

Depois de conquistar praticamente todos os prémios possíveis pelo seu papel de protagonista em “Joker”, Joaquin Phoenix participou num novo filme, que está disponível para todos verem desde 3 de fevereiro.

Trata-se de uma curta-metragem com menos de três minutos chamada “Guardians of Life” e foi escrita e realizada por Shaun Monson. No elenco estão ainda Matthew Modine, Rosario Dawson, Oona Chaplin, Adria Arjona, Albert Hammond Jr. e Q’orianka Kilcher.

Joaquin Phoenix aproveitou o protagonismo que teve durante a época de prémios para falar sobre os direitos animais, o veganismo, o ambiente, a luta contra o racismo e a injustiça. 

“Guardians of Life” é uma curta-metragem que pretende assumidamente despertar os espectadores para as alterações climáticas que a Terra tem sofrido — e existem alusões diretas no filme aos incêndios que assolaram a Austrália e a floresta da Amazónia, no Brasil, com uma referência também às comunidades indígenas.

Todos os atores interpretam uma equipa de cirurgiões que estão no bloco operatório a tratar desesperadamente de uma paciente em risco de vida, que parece não estar a responder da melhor forma à assistência cardíaca. No fundo, este cenário é uma alegoria e metáfora em relação ao planeta Terra.

A curta-metragem é um projeto da associação sem fins lucrativos Mobilize Earth, que se juntou à Extinction Rebellion e à Amazon Watch para criarem esta pequena produção que tem como objetivo sensibilizar o público para estas questões.

Joaquin Phoenix escreveu em comunicado porque é que decidiu participar como cirurgião na curta-metragem. “Eu fi-lo para chamar a atenção sobre os efeitos da indústria da carne e dos laticínios nas alterações climáticas. A verdade é que estamos a cortar e a queimar florestas e a ver os efeitos negativos dessas ações em todo o mundo. As pessoas não se apercebem de que ainda há tempo, mas só se agirmos agora e fizermos grandes mudanças ao nosso consumo.”

 

Segundo a revista “Deadline”, um dos próximos projetos do ator americano é uma produção de drama — ainda sem título — realizada e escrita por Mike Mills, autor de “Mulheres do Século XX” ou “Assim é o Amor”. Os outros nomes do elenco são Gaby Hoffmann, Woody Norman e Kenneth Kynt Bryan

Nesta história, Joaquin Phoenix vai interpretar um artista que fica responsável por tomar conta do seu jovem sobrinho. Os dois criam uma relação inesperada e forte ao longo de uma viagem que atravessa os Estados Unidos. Ainda não há uma data prevista para estreia deste filme