NiTfm live

Cinema

Há centenas de filmes de animação para ver no Monstra a partir desta quinta-feira

O festival está a celebrar os 18 anos e vai exibir novidades e clássicos de vários países.

Há um filme sobre criaturas que comem meias.

Dezenas de filmes de animação vão ser exibidos a partir desta quinta-feira, 8 de março, na 18.ª edição do Monstra — e desengane-se quem pensa que são apenas histórias para os miúdos.

O festival prolonga-se até 18 de março, com cerca de 500 filmes que vão passar pelos cinemas de Lisboa São Jorge, Ideal ou Cinemateca.

Este ano, o país convidado é a Estónia — o diretor do festival, Fernando Galrito, diz que este é o país europeu com mais cinema de animaçãoPor isso mesmo, entre filmes mais antigos e novidades, vão ser exibidos perto de 150 curtas e longas-metragens do país báltico.

O cinema português também faz parte da programação. “Os 4 Estados da Matéria”, o primeiro filme de Miguel Pires de Matos, é um deles, mas também há obras de André Ruivo, Catarina Sobral, Joana Toste, Paulo Patrício e Marta Monteiro.

O Monstra tem ainda uma secção de competição internacional composta por sete filmes. Um deles é “The Breadwinner”, que esteve nomeado para os Óscares de 2018 como Melhor Filme de Animação.  

Conta uma história parecida com “Mulan”, só que passada no Afeganistão. Uma jovem rapariga, teimosa e determinada, disfarça-se de rapaz para poder trabalhar e sustentar a família. O filme foi realizado pela realizadora irlandesa Nora Twomey.

Em competição estão ainda “Have A Nice Day”, do chinês Liu Jian; “Ethel & Ernest”, do realizador britânico Roger Mainwood; o filme italiano “Cinderella The Cat”; “Rabbit Schoole”, do alemão Ute von Münchow-Pohl; o japonês “A Silent Voice”, de Naoko Yamada; e o filme checo “The Oddsockeaters”, sobre os pequenos monstrinhos que são os responsáveis por todas as meias desaparecidas (e que deixam outra sem par).

É uma tradição este festival prestar atenção aos trabalhos feitos no Japão. Este ano vai haver retrospetivas dos realizadores Kunio Kato e Koji Yamamura, que já estiveram nomeados para Óscares e que vão estar no Monstra para falar sobre os filmes.

A programação completa, que inclui filmes feitos para os miúdos, exposições e filmes-concertos, está disponível no site oficial.

Os bilhetes são vendidos nos cinemas. Cada sessão custa 4€, sendo que há um desconto de 50 cêntimos para estudantes e pessoas com mais de 65 anos. Mas há vários outros descontos — de grupos ou de pais e filhos — que pode aproveitar. Conheça todos os bilhetes disponíveis.