NiTfm live

Cinema

Gulbenkian vai exibir “A Guerra dos Tronos” e “Blade Runner” — com entrada grátis

A fundação lisboeta vai ter debates e irá transmitir filmes e episódios de séries.
Os filmes e séries vão ser exibidos no Grande Auditório.

É sempre bom passar pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nem que seja para passear pelos jardins. Mas um dos melhores dias do ano para ir até lá será no sábado de 26 de outubro. 

O ciclo de programação O Fascínio das Histórias vai ter debates sobre vários temas — e irá exibir alguns filmes e episódios de séries ao longo do dia. Arranca ao meio-dia e só termina à meia-noite. A entrada é gratuita para todas as iniciativas.

“Grau de Destruição”, de François Truffaut; “Blade Runner: Perigo Iminente”, de Ridley Scott; “Blade Runner 2049”, de Denis Villeneuve; o primeiro episódio da minissérie da HBO e BBC “Years and Years” e o último capítulo de sempre de “A Guerra dos Tronos” vão ser exibidos no Grande Auditório da Gulbenkian.

Além disso, vai poder assistir à estreia do documentário que se chama precisamente “O Fascínio das Histórias”, da autoria de Nuno Artur Silva e realizado por António Botelho, que é uma co-produção da fundação com a RTP.

Nos debates vão discutir-se temas que vão desde as séries de televisão à literatura, passando pelo jornalismo, a filosofia, os videojogos ou o cinema.

Por exemplo, Pedro Boucherie Mendes, Susana Romana e Patrícia Muller vão debater “Os argumentos nas séries de televisão”. Já João Lopes e Nuno Galopim vão ter uma conversa em torno d’”As histórias dos videoclips”.

“A situação contemporânea do romance” vai estar em destaque no debate que vai juntar Afonso Cruz a Dulce Maria Cardoso e a Rui Cardoso Martins. Edgar Pêra, Filipe Homem Fonseca e José Vegar vão abordar as “Utopias e distopias”, enquanto Pedro Mexia vai falar sobre “O tempo no cinema”.

A programação completa, que é comissariada por Nuno Artur Silva, pode ser consultada no site da Gulbenkian.