NiTfm live

Cinema

Francis Ford Coppola quer fazer “Megalopolis”, o seu filme mais ambicioso

O realizador da saga de “O Padrinho” ou “Apocalypse Now” está a pensar neste projeto há 20 anos.
O realizador tem 80 anos.

Aos 80 anos, Francis Ford Coppola tem um currículo de excelência. Desde a saga de “O Padrinho” a “Apocalypse Now”, muitos são os filmes que realizou que se tornaram autênticos objetos de culto e grandes sucessos de bilheteira.

No entanto, há um projeto que ainda gostava de ver concretizado. Chama-se “Megalopolis” e está na cabeça de Coppola há 20 anos. “Procuro fazer um filme sobre utopia, sobre o que é realmente o céu na terra”, disse o realizador americano numa conferência de imprensa no festival de cinema de Lumière, em Lyon, França, onde recebeu o Prémio de Carreira.

Coppola abandonou o projeto temporariamente no início do século, com os atentados do 11 de setembro, e classificou-o como “o seu filme mais ambicioso” de sempre. O problema é que precisaria de um orçamento enorme, à escala da Marvel, como admitiu o realizador.

“Megalopolis” iria — ou vai — centrar-se num arquiteto que tenta construir uma visão utópica de Nova Iorque, que foi totalmente destruída por um cataclismo (daí que o momento dos atentados em 2001 não fosse o mais apropriado para avançar com este projeto).

Seria uma história sobre este homem que ia tentar alcançar o progresso combatendo as tradições do passado, que também seria uma história de amor. “Sempre quis filmar uma grande história de amor e nunca o fiz, mas gostaria de fazê-lo antes de sair de cena.”