NiTfm live

Cinema

Filme português vence o Leopardo de Ouro em Locarno

É o prémio mais importante do prestigiado festival de cinema suíço. “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, é a produção vencedora.
O filme ainda não tem data para estrear nos cinemas.

Chama-se “Vitalina Varela” e é o filme português que acaba de vencer o Leopardo de Ouro no prestigiado Festival de Cinema Locarno, na Suíça, anunciou a organização. Foi realizado por Pedro Costa.

A produção conta a história real de Vitalina Varela, cabo-verdiana de 55 anos que venceu o prémio de Melhor Atriz em Locarno (apesar de se interpretar a si própria). Pedro Costa conheceu-a enquanto gravava outro filme, “Cavalo Dinheiro”.

Vitalina Varela viveu grande parte da vida à espera de se encontrar com o marido, Joaquim, em Portugal (onde ele estava emigrado). A mulher só conseguiu chegar ao País três dias depois de o funeral de Joaquim. É um formato documental, mas diferente do habitual, que tem sido bastante elogiado pela crítica internacional. O filme vai estar ainda em competição no Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, e será exibido no Festival de Cinema de Nova Iorque, nos EUA. Ainda não tem data para estrear nos cinemas.