NiTfm live

Cinema

Filme de Bruno Aleixo chega aos cinemas em 2020 — e não é para burros

Gonçalo Waddington, Rogério Samora e José Raposo são alguns dos atores que vão participar nesta produção.

Bruno Aleixo nasceu há mais de dez anos — e a 23 de janeiro de 2020 vai dar um novo passo na sua carreira. A personagem vai ter direito ao próprio filme, escrito e realizado pelo seus criadores, Pedro Santo e João Moreira.

A produção foi gravada entre a Bairrada e Coimbra (de onde é natural Bruno Aleixo). Gonçalo Waddington, Rogério Samora, Adriano Luz e José Raposo são alguns dos atores que participam nesta história. O apresentador Fernando Alvim também vai aparecer — e a personagem de Aleixo foi originalmente criada para um sketch seu que nunca chegou a ir para a frente. 

Depois de estrear nos cinemas, vai ser adaptado à televisão para ser transmitido na SIC Radical. A ideia é criar uma minissérie de seis episódios, que misture animação e imagem real.

O enredo vai centrar-se em “vários episódios” da vida da personagem. Ao mesmo tempo, a ideia é ser uma “homenagem ao cinema”, com várias referências à cultura pop, disse João Moreira à Agência Lusa, citada pelo jornal “Público”.

Apesar de ser uma produção de cinema — e não apenas “um episódio grande de hora e meia” — Bruno Aleixo e as personagens habituais deste universo continuam no mesmo registo: só mexem a boca e os olhos. 

Foi divulgado ainda um teaser no Facebook que consiste numa “escuta telefónica” de uma chamada entre Bruno Aleixo e o psicólogo Henrique sobre este projeto. 

Bruno Aleixo foi criado em 2008 para uma série de episódios online, chamada “Os Conselhos Que Vos Deixo”. Depois, foi criado um talkshow na SIC Radical, apresentado em conjunto com Busto, uma estátua de Napoleão Bonaparte. Entretanto, foram produzidos vários spinoffs online, sendo que algumas foram exibidas mais tarde na SIC.

Atualmente, este cão — que, no início, era um ewok, de “Star Wars”, mas que por causa dos direitos teve de desaparecer — tem uma rubrica na Antena 3, a “Aleixopédia”. A personagem estreou-se na rádio em 2009 com “Aleixo FM”. E existe um site maravilhoso de botões com falas de Bruno Aleixo.

Leia a entrevista da NiT com Bruno Aleixo.