NiTfm live

Cinema

Está de volta o festival de cinema Queer Porto

Vai ocupar o Teatro Rivoli, Maus Hábitos e a Reitoria da Universidade do Porto nos próximos dias.
O festival arranca esta quarta-feira, 16 de outubro.

Depois de Lisboa, vem aí o Queer Porto, festival de cinema dedicado à cultura gay que vai ocupar vários espaços da cidade entre esta quarta-feira, 16 de outubro, e domingo, dia 20. O Teatro Rivoli, o Maus Hábitos e a Reitoria da Universidade do Porto são os locais que irão receber os filmes.

O grande destaque na programação são os 50 anos dos motins de Stonewall, em Nova Iorque, nos EUA. Em 1969, houve uma violenta invasão policial ao bar Stonewall, que era bastante frequentado pela comunidade gay da altura.

Esse incidente despoletou várias manifestações espontâneas, que foram crescendo de tom e em intensidade, como forma de revolta contra a ação da polícia e a opressão sexual do sistema político. 

Para celebrar o marco que representaram estes protestos, que despertou uma consciência sobre os problemas da comunidade LGBT, o Queer Porto vai exibir vários filmes que relatam o caso. O documentário “Before Stonewall”, de 1984, realizado por Greta Schiller e Robert Rosenberg, é uma das produções que irão ser exibidas.

Além disso, a programação inclui “The Cockettes”, sobre a comunidade na cidade de São Francisco nos anos 60; “Buddies”, o primeiro filme sobre a SIDA; ou “The Archivettes”, que fala da relevância de existir um legado material para a defesa dos direitos LGBT.

O programa também inclui debates e curtas-metragens e vai ter oito longas-metragens em competição — entre as quais “Madame”, de Stéphane Riethauser, “The Man Who Surprised Everyone”, de Natasha Merkulova e Aleksey Chupov, “Los Miembros de la Familia”, de Mateo Bendesky ou “Raia 4”, de Emiliano Cunha. Vários dos realizadores estarão no festival.

O Maus Hábitos vai ainda acolher a festa de encerramento e duas sessões Queer Pop, sobre a evolução das expressões queer na música ao longo das últimas décadas.

Consulte o programa completo no site do festival.