NiTfm live

Cinema

Está a chegar mais uma edição do festival de cinema gratuito CineEco

A iniciativa tem como tema central o ambiente. Celebra este ano 25 anos.
É tudo gratuito.

O festival de cinema CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela faz 25 anos e a próxima edição decorre já entre os dias 12 e 19 de outubro, em Seia. Paralelamente acontece o II Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiental, com uma conferência no dia 12.

A iniciativa, que celebra um quarto de século, tem vindo a exibir centenas de filmes e documentários, nacionais e internacionais, com o tema central do meio ambiente e com o objetivo de educar através do cinema.

Este ano, a organização destaca as presenças de Helena Freitas (Centro de Ecologia Funcional); Timothy Bouldry, fotojornalista norte-americano que viaja pelo mundo a fotografar lixeiras e recolectores de lixo; e Bárbara Veiga, fotógrafa, ativista ambiental, documentarista e jornalista.

Além disso, na programação paralela, há exposições, um cine-concerto, workshops, oficinas de educação ambiental, provas de vinhos e de gastronomia local, e talks. Bem como exibições para escolas.

A programação completa pode ser consultada no site do festival. Todo o evento, bem como o Fórum Internacional, é grátis. Para o Fórum é apenas necessário fazer uma pré-inscrição no site.