NiTfm live

Cinema

Documentário nomeado para os Óscares vai ser transmitido na televisão portuguesa

A produção está na lista das melhores da sua categoria e vai poder vê-la no sábado, 8 de fevereiro.
Guerra da Síria é o tema central

Quem adora cinema já anda a contar os dias para a madrugada da próxima segunda-feira, 9 para 10 de fevereiro, quando serão conhecidos os vencedores dos Óscares deste ano. Antes disso, há uma boa notícia: há uma produção nomeada que vai ser transmitida na televisão portuguesa.

Trata-se de “The Cave”, que está nomeado na categoria de Melhor Documentário. Vai poder vê-lo no National Geographic às 22h30 do próximo sábado, 8 de fevereiro. Este filme retrata o dia a dia de Amani Ballour, uma médica que dirige um hospital subterrâneo na Síria.

Numa zona de guerra, com bombardeamentos constantes e onde existe uma cultura de patriarcado dominante, Amani conseguiu que ela e as suas colegas do hospital fossem tratadas da mesma maneira que os homens que ali trabalham. Isto seria impensável de acontecer na sociedade que existe à superfície.

O documentário realizado por Feras Fayyad já foi exibido em 30 festivais de cinema por todo o mundo e tem sido elogiado pela crítica de jornais como o “The New York Times”, o “Los Angeles Times” ou o “The Washington Post”, que o destacaram como um dos melhores filmes do ano.