NiTfm live

Cinema

Doclisboa vai estrear filme sobre Zé Pedro em outubro

O guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu no final de 2017. O festival de cinema apresentou várias novidades.
Zé Pedro vai estar em destaque.

Falta menos de um mês para a próxima edição do Doclisboa, o festival que se dedica sobretudo ao cinema documental — mas não só. Esta quarta-feira, 18 de setembro, a organização divulgou a programação da secção Heart Beat, que reúne filmes centrados noutros tipos de arte.

Este ano, a música é uma das principais expressões artísticas retratadas. Um dos grandes destaques é “Zé Pedro Rock n’ Roll”, um filme realizado por Diogo Varela Silva, que vai ser uma estreia mundial.

Esta produção vai contar a história de Zé Pedro, mítico guitarrista dos Xutos & Pontapés que morreu em novembro de 2017. O documentário reúne imagens de arquivo, tanto públicas como pessoais, para ilustrar a sua carreira e também a da banda — além da evolução do rock em Portugal.

Outro filme centrado no rock n’ roll — mas no britânico — é “The Quiet One”, documentário que conta a história de Bill Wyman, o membro fundador mais discreto dos The Rolling Stones. Esta produção vai mostrar imagens inéditas dos primeiros anos da banda.

Há ainda um projeto chamado “The Cavern Club: The Beat Goes On”, um dos clubes mais famosos do mundo, onde os The Beatles atuaram 292 vezes. Atualmente, recebe espetáculos de músicos como Adele ou os Arctic Monkeys.

A secção Heart Beat inclui ainda, entre outros, “Everybody’s Everything”, um retrato íntimo de Lil Peep — rapper que morreu de overdose aos 21 anos em 2017. Tornou-se famoso pela fusão que fazia entre rap, emo e punk.

O Doclisboa também vai ter filmes sobre artes performativas, cenas culturais alternativas, dança e sobre o próprio cinema.

O festival já tinha anunciado que a sessão de abertura desta 17.ª edição do evento vai acontecer com “Longa Noite”, o novo filme de Eloy Enciso, que já é uma presença habitual no Doclisboa. A sessão de encerramento vai ter a exibição de “Technoboss”, de João Nicolau.

A programação completa tem também “Nomad: In the Footsteps of Bruce Chatwin”, de Werner Herzog; “Blow It to Bits”, de Lech Kowalski; ou “A Story from Africa”, realizado por Billy Woodberry.

Consulte a programação completa no site oficial do Doclisboa. O festival acontece entre 17 e 27 de outubro e divide-se entre o Cinema São Jorge, a Culturgest, o Cinema Ideal e a Cinemateca.