Se é um fã da saga de “Velocidade Furiosa”, provavelmente já reparou que estreou a 1 de agosto o primeiro spinoff da história, “Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw”. Talvez também se tenha apercebido de que o filme não está disponível nos cinemas NOS, a maior cadeia nacional de salas de cinema.
O que muito provavelmente não sabe é que uma marca portuguesa de decoração — mobiliário e iluminação — participou nesta produção realizada por David Leitch e que tem Dwayne Johnson e Jason Statham no centro da ação.
A marca chama-se Luxxu e criou quatro candeeiros, além de quatro mesas de apoio, que compõem um dos cenários do filme. Algumas das peças aparecem até num dos trailers — neste vídeo em baixo, encontre essa cena (que envolve, claro, pancadaria) a partir dos 4:21. Consulte também as peças no site.
A Luxxu existe desde 2015 e foi lançada nesse ano em Paris, em França, apesar de ter sede em Rio Tinto. Faz parte do grupo Menina Design, que inclui marcas como a Boca do Lobo ou a Koket, entre outras — que, por sua vez, já tinham participado numa grande produção de Hollywood.
Várias das peças do quarto onde se desenrola grande parte do enredo de “As Cinquenta Sombras de Grey”, que estreou em 2015, são produtos destas marcas. O grupo tem duas fábricas na zona do Grande Porto: uma de mobiliário e outra de iluminação.
No caso de “Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw”, a verdade é que tudo aconteceu num contexto bastante distante, como explica à NiT fonte da Luxxu, Sofia Oliveira.
“Foi uma colega minha do departamento de vendas que estava em contacto com a designer de interiores do filme. Depois de várias negociações, as nossas peças foram alugadas para a produção.”
Foi Lisa Chugg, que já trabalhou em filmes como “A Origem”, “Pokémon: Detetive Pikachu” ou “O Cavaleiro das Trevas”, que fez o contacto com a marca nacional.
Os candeeiros e as mesas foram enviados para os EUA entre agosto e setembro do ano passado — em Portugal, a Luxxu não fazia ideia se viriam mesmo a entrar no filme. “Não tivemos feedback, não tivemos acesso a imagens nem ao próprio filme — e só pudemos comunicar a nossa presença depois da estreia, sem sequer podemos mencionar os nomes dos atores. É algo mesmo distante.”.
As peças, como o nome da marca indica, são luxuosas e exuberantes — com grande destaque para os dourados. “Uma das mesas tem um grande tampo de mármore, outra tem latão espesso coberto por ouro, o que faz com que sejam caras. Variam entre os cinco e os sete mil euros.”
O público que habitualmente compra peças da Luxxu são arquitetos ou designers de interiores — profissionais que trabalham dentro do meio. “É muito importante termos este tipo de projeção, porque torna possível que cheguemos a outro público, dos particulares.”
Entretanto, as peças que entraram no filme já regressaram ao armazém de stock da Luxxu, que fica numa zona próxima da sede, em Rio Tinto. Neste momento, a marca está a avaliar se as quer colocar à venda com a indicação de que entraram em “Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw”. “É uma decisão do departamento comercial que está a ser ponderada”, explica Sofia Oliveira.
De qualquer forma, pode comprar peças iguais no site da Luxxu — a marca vende exclusivamente online e também em lojas selecionadas que funcionam como parceiros.
Leia ainda a crítica da NiT a “Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw”. Entretanto, já está a ser gravado em Londres, no Reino Unido, “Velocidade Furiosa 9”, que tem data de estreia marcada para 22 de maio de 2020.