NiTfm live

Cinema

Aqui está o primeiro trailer do filme que conta a história de António Variações

“Variações” estreia em agosto e a contagem decrescente continua. É uma das produções mais aguardadas do ano.
Sérgio Praia interpreta o músico.

É um dos filmes mais esperados do ano. Como o nome indica, “Variações” vai contar a história de António Variações, o músico português que se tornou uma estrela pop nos anos 80. Apesar de tido uma carreira curta, foi um dos nomes mais importantes da cultura portuguesa na segunda metade do século XX. A NiT tem em primeira mão o trailer do filme, que foi divulgado a 22 de abril.

“Variações” estreia a 22 de agosto e foi realizado por João Maia. Será um filme biográfico, tal como “Bohemian Rhapsody”, que contou a história dos Queen e do vocalista Freddie Mercury e que foi um enorme sucesso. O mesmo formato aplica-se este ano em “Rocketman”, que irá relatar a carreira de Elton John.

Já conhecíamos o teaser — que foi lançado em dezembro do ano passado — e um segundo vídeo, que serviu para assinalar o primeiro concerto de Variações. Foi há 38 anos, a 18 de março de 1981, na discoteca Trumps, em Lisboa. Essas imagens mostram o ator Sérgio Praia a interpretar “Canção do Engate”.

“Variações” vai chegar aos cinemas no ano em que se assinalam 35 anos após a sua morte e 75 do seu nascimento. O filme foi produzido por Fernando Vendrell e foca-se, sobretudo, no período entre 1977 e 1981, os primeiros anos da carreira do músico.

Vai acompanhar a vida de António Ribeiro, um barbeiro que se move no meio artístico e cultural de Lisboa no final dos anos 70 — e que tem como grande objetivo tornar-se cantor e compositor, apesar de não ter qualquer formação musical. António Variações morreu em 1984, aos 39 anos.

Do elenco fazem ainda parte nomes como Filipe Duarte, Victoria Guerra, Teresa Madruga, Augusto Madeira, Afonso Lagarto, Diogo Branco, Nuno Casanovas, Fernando Pires, Miguel Raposo, Eric da Silva, Madalena Brandão, Tomás Alves e José Raposo, entre outros.

As gravações aconteceram no verão e no outono do ano passado, tanto em Lisboa como no concelho de Amares, no distrito de Braga, o local onde o músico nasceu e cresceu.