NiTfm live

Cinema

Além de “O Irlandês”, qual é a estreia de cinema da semana que vale a pena ver?

“Onde Estás, Bernadette?” e “Knives Out — Todos São Suspeitos” são outros filmes que pode ver a partir desta quinta-feira.
Daniel Craig é o detetive de "Knives Out".

Não há grandes dúvidas de que “O Irlandês” é a grande estreia da semana, mesmo que o filme de Martin Scorsese não esteja nas salas de cinema portuguesas. Al Pacino, Joe Pesci e Robert De Niro interpretam os grandes protagonistas nesta história passada no fascinante universo da máfia italiana.

Além de “O Irlandês”, há dois filmes que vale a pena destacar nesta semana. Falamos de “Onde Estás, Bernadette?” e “Knives Out — Todos São Suspeitos”, duas produções que estreiam esta quinta-feira, 28 de novembro, e que estão disponíveis no cinema.

O primeiro foi realizado por Richard Linklater e é uma adaptação de um romance escrito pela dramaturga Maria Semple. Já “Knives Out — Todos São Suspeitos” foi realizado por Rian Johnson, o autor de “Star Wars: Episódio VIII — Os Últimos Jedi”. Antes de decidir qual dos dois quer ver, a NiT preparou um pequeno combate entre as histórias. 

As histórias

“Onde Estás, Bernadette?” conta a história de Bernadette, uma arquiteta com agorafobia que desaparece da família — o marido emocionalmente distante e a filha adolescente — antes de uma viagem à Antártida. 

É a filha, Bee, que tem de tentar descobrir onde está a mãe, que odeia pessoas, odeia sair de casa e, mais do que tudo, odeia os pais dos seus colegas na escola. A história — em tom de comédia dramática — é toda narrada por Bee.

Se estiver mais interessado em “Knives Out — Todos são Suspeitos”, espere um thriller de suspense policial, à la Agatha Christie, mas com momentos cómicos pelo meio.

O patriarca de uma família excêntrica morre — e um detetive tem de descobrir o que lhe aconteceu. O problema é que qualquer um pode ser o assassino, por isso a lista de suspeitos é enorme.

O elenco

Cate Blanchett é a protagonista de “Onde Estás, Bernadette?”. O elenco do filme tem ainda Judy Greer, Billy Crudup, Kristen Wiig, Megan Mullally, Laurence Fishburne e a novata Emma Nelson, que interpreta Bee.

O ponto forte de “Knives Out — Todos são Suspeitos” é precisamente o elenco, que está recheado de estrelas de Hollywood. Daniel Craig é o detetive que investiga o caso. O filme tem ainda Chris Evans, Michael Shannon, Don Johnson, Toni Collette, Christopher Plummer, Jamie Lee Curtis, Katherine Langford, Ana de Armas e M. Emmet Walsh.

Curiosidades sobre as produções

A equipa de produção queria filmar algumas cenas na Antártida para “Onde Estás, Bernadette?” em fundo verde em estúdio. Só que Cate Blanchett disse que precisava de autenticidade, por isso, foram gravar para a Gronelândia. 

Na ilha dinamarquesa, a produção foi interrompida durante 36 horas por causa de um furacão. Porém, a meio do caos, decidiram que deviam aproveitar o cenário para filmar o furacão. Essas cenas acabaram por entrar mesmo no filme.

“Knives Out” é o título original do filme e também de uma música dos Radiohead. Inicialmente, o filme era para se chamar “Morning Bell”, que é o nome de outro tema da banda britânica.

M. Emmet Walsh substituiu durante a produção Ricky Jay, que morreu em novembro de 2018, quando as filmagens já tinham arrancado. Para homenagear o ator, foi colocada uma foto dele durante alguns segundos na primeira cena em que aparece o seu substituto, M. Emmet Walsh.