NiTfm live

Cinema

Afinal, aquele pião continuou ou não a girar no final de “Inception – A Origem”?

O ator Michael Cane revelou o pormenor que desvenda o grande mistério do filme realizado por Christopher Nolan.

Um dos elogios mais comuns a Christopher Nolan é que ele nunca realizou um mau filme. Porém, um dos seus filmes mais populares é também um dos mais misteriosos. Estamos a falar de “Inception – A Origem“, de 2010, e daquela cena final que deixa no ar a possibilidade de o personagem interpretado por Leonardo DiCaprio (Dom Cobb) continuar a viver um sonho. 

Pois bem, a resposta sobre se aquele pião continua a ou não a gerar (se ele tiver caído, isso significa que a cena é real) foi revelada por Michael Caine no festival Film 4 Summer Screen, que é organizado pela SyFy Wire, a 10 de agosto. O ator que interpreta Miles contou à plateia que tinha acabado de rever o filme a explicação que Nolan lhe deu nos bastidores das gravações.

“Quando recebi o guião de ‘Inception’, fiquei um pouco intrigado, e disse-lhe… quando é que é sonho e quando é que é realidade?”. O realizador respondeu-lhe: “Bem, quando tu estás em cena é realidade.” Ou seja, sempre que Caine aparece com o restante elenco, essa cena passa-se no mundo real.

Com base nesta explicação, a última cena de “Inception” significa que Dobb conseguiu realmente voltar para os EUA e reencontrar os dois filhos. Até porque Miles aparece nesses minutos finais do filme. 

“Inception” conta a história de um grupo de ladrões que assaltam empresários milionários através de uma tecnologia de sonhos partilhados. Aos poucos, e como seria de esperar, a realidade e os sonhos são cada vez mais difíceis de distinguir.