NiTfm live

Cinema

2019 já é o melhor ano de sempre para a Disney — e há mais 2 filmes por estrear

“O Rei Leão”, “Vingadores: Endgame” e “Capitão Marvel” foram alguns dos melhores trunfos dos estúdios americanos.
"O Rei Leão" está perto dos 900 milhões de euros de receitas.

Várias gerações cresceram a ver filmes da Disney e estamos habituados a relembrar as histórias clássicas da empresa americana — mas agora é que os estúdios estão a atravessar a sua melhor fase de sempre. Pelo menos do ponto de vista financeiro.

Ainda faltam cinco meses para o ano acabar, mas 2019 já é o melhor ano de sempre para a Disney, com um lucro de mais de 6,8 mil milhões de euros — mais 400 milhões do que o recorde anterior, que era de 2016, diz a revista americana “The Hollywood Reporter”.

Destes 6,8 mil milhões, cerca de 4,5 mil milhões são receitas internacionais — é a primeira vez que um estúdio de Hollywood consegue um número tão grande no estrangeiro. Na lista dos grandes players, a Warner Bros. vem em segundo este ano, mas apenas soma cerca de 1,7 mil milhões de euros até agora.

Nos cinco meses que restam para terminar 2019, há produções enormes que só vão contribuir ainda mais para os lucros dos estúdios fundados por Walt Disney em 1923. O grande destaque será, claro, “Star Wars: The Rise of Skywalker”, o nono filme da saga, que estreia a 19 de dezembro em Portugal.

Há dois anos, “Star Wars: Episódio VIII — Os Últimos Jedi” teve uma receita de 1,1 mil milhões de euros. Em 2015, “Star Wars: O Despertar da Força”, que arrancou a mais recente trilogia, teve quase 1,9 mil milhões de euros. 

Outra grande aposta será “Frozen II: O Reino do Gelo”, com data de estreia marcada para 21 de novembro. A equipa é a mesma que produziu “Frozen: O Reino do Gelo”, que venceu em 2014 os Óscares de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original, com o famoso tema “Let it Go”. 

Carregue na galeria para descobrir os filmes que já fizeram de 2019 o melhor ano de sempre para a Disney.