Teatro e exposições

O Banksy australiano vai ter uma exposição em Lisboa a partir de sexta-feira

É a estreia em Portugal do artista Anthony Lister. Os trabalhos vão estar expostos na galeria Underdogs, de Vhils, e a entrada é livre.

Anthony Lister traz pinturas e esculturas para Lisboa

É conhecido como o Banksy de Brisbane, a cidade da Austrália onde nasceu, mas o seu nome verdadeiro — e de artista — é Anthony Lister. A sua primeira exposição em Portugal vai ser inaugurada na sexta-feira, 16 de junho, em Lisboa, na galeria Underdogs, de Vhils, a partir das 19 horas.

“Slither Between the Blinds Shows Our Fears” tem pinturas e esculturas que criticam a sociedade e os modelos que ela impõe. Outro tema recorrente nos trabalhos do artista de 37 anos são figuras mitológicas pintadas de forma contemporânea.

Os materiais que usa são latas de spray de tinta, acrílico e vários óleos. As peças foram criadas em específico para esta exposição e para um documentário sobre a vida de Anthony Lister, que ainda não estreou.

Se se está a perguntar por que raio é ele conhecido como Banksy de Brisbane, além das peças de intervenção política, isso acontece simplesmente porque ele desafiou várias vezes as autoridades da cidade e faz instalações na rua com frequência. O próprio Anthony Lister reconhece que os trabalhos de ambos são bastante diferentes. 

A exposição pode ser visitada até 15 de julho e a entrada é grátis. Depois disso, é bem provável que Lisboa fique algures com uma marca mais permanente de Lister. O artista vai estar presente na inauguração na sexta-feira e provavelmente vai querer trabalhar ao ar livre.

A exposição marca a reabertura da Underdogs, em Marvila, que esteve encerrada para obras durante várias semanas.

Esta é uma das peças que vai estar exposta

localização, contactos e horários

morada
  • Underdogs [ver mapa]
    Rua Fernando Palha, 56, Lisboa
    - Portugal
    localizações
    Lisboa, Marvilla
horários
  • Terça a sábado
  • Das: 14:00
  • Às: 20:00
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo