NiTfm live

Livros

Bob Dylan vence o Prémio Nobel da Literatura

Desta ninguém estava à espera.

Ainda não foi desta que António Lobo Antunes venceu o maior prémio mundial da literatura, apesar da boa sorte dos portugueses na ONU ou no campeonato europeu de futebol. Mas também não foram Haruki Murakami, Adonis, Philip Roth ou Ngugi Wa Thiong’o que foram premiados.

A Academia sueca anunciou que o novo Prémio Nobel da Literatura é Bob Dylan, que, apesar de ter livros de poesia publicados, é mais conhecido como músico. “Por ter criado novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana”, justificou o júri.

Ao contrário do habitual, este ano o vencedor não foi revelado na primeira quinta-feira de outubro— supostamente porque a Academia começou as reuniões uma semana mais tarde, apesar de também haver relatos de que os membros do júri estavam indecisos,

uma vez que o possível vencedor de 2016 seria “especialmente controverso”.

Apesar de Jon Fosse, Philip Roth, Ngugi Wa Thiong’o, Adonis e Haruki Murakami terem sido apontados como favoritos pelos principais sites de apostas, não sabemos se estes eram os principais candidatos a disputar o prémio com Bob Dylan, na mente do júri. Mas em 2066 vamos poder saber. Como curiosidade, a Academia sueca divulga os finalistas 50 anos mais tarde.