Livros

Nunca durma com o telemóvel ao lado da cama

Esta é uma das várias sugestões do novo livro “Uma Casa Mais Saudável Uma Casa Mais Feliz” para ter uma rotina mais saudável.

Marcelina Guimarães é arquiteta, Miguel Fernandes é geógrafo. Os dois juntaram-se em 2014 para criarHabitat Saudável, uma empresa de consultoria ambiental privada e que organiza vários eventos de sensibilização para a necessidade de transformar as casas em locais mais saudáveis.

Os aparelhos eletrónicos, como os telemóveis e os eletrodomésticos, as plantas ou até a posição da cama são alguns exemplos simples de como uma pequena decisão pode influenciar a qualidade de vida das famílias em casa.

O livro “Uma Casa Mais Saudável Uma Família Mais Feliz”, que foi publicado no final de setembro, reúne dezenas de sugestões dos dois especialistas, com base na experiência que têm com casos reais.

Por exemplo, uma mulher de cinquenta anos, com uma doença incapacitante e medicada há vários anos, contactou os autores do livro depois de ter visto uma entrevista na televisão, na esperança de resolver os problemas que tinham destruído a sua vida pessoal e profissional.

A mulher costumava acordar mais cansada do que quando se deitava, tinha insónias, enxaquecas, dores musculares, falta de energia e concentração. Quando Marcelina Guimarães e Miguel Fernandes visitaram a casa, descobriram que tinha imensa radiação porque existia uma antena de telemóveis a menos de 100 metros da casa. No interior, havia uma mesa de cabeceira cheia de cabos e ligações elétricas.

A NiT escolheu seis exemplos de como pequenas alterações em casa podem melhorar a saúde da sua família. Carregue na imagem acima para as conhecer.