Moda

Sir Tile: a marca que só vende meias com padrões de azulejos portugueses

O primeiro espaço físico abriu na Rua Miguel Bombarda, no Porto, em janeiro de 2020.
As opções estão cheias de cor.

As meias com padrões, bonecos, cores vivas e formas geométricas a espreitar por debaixo das bainhas das calças são cada vez mais populares — longe vão os tempos em que só se usava preto ou pezinhos escondidos dentro dos sapatos, que teimavam em escorregar para debaixo dos calcanhares.

No número 198 da Rua Miguel Bombarda, no Porto, vai encontrar uma nova loja onde só se vendem pares de meias originais com um design único, inspirado numa estética intemporal no nosso País: os famosos azulejos portugueses.

A ideia para a Sir Tile saiu das cabeças de Paula Cortez e João Portas, dois designers de equipamento “bem casados há quase 22 anos”, que se conheceram quando estavam a tirar o curso na ESAD de Matosinhos, como revelaram em conversa com a NiT.

Paula, de 49 anos, foi professora do ensino superior ao mesmo tempo que tirou um mestrado e um doutoramento na área do design urbano. Já João, de 47 anos, passou por gabinetes de design e arquitetura de algumas empresas nacionais até 2010, quando decidiram unir esforços para criar um projeto a dois.

Essa vontade levou-os a colaborar na fábrica de meias da família, uma experiência que lhes deu “todo o know-how na criação de desenho têxtil, produção e gestão de marca para a criação da Sir Tile”, explica João.

View this post on Instagram

🌾 order now at sirtile.com 🌾

A post shared by Sir Tile®️ (@sirtilesocks) on

A ideia para produzir meias com padrões de azulejos portugueses surgiu em 2014, a marca veio em 2018 e a 18 de janeiro de 2020 inauguraram a sua primeira loja, um espaço com 35 metros quadrados onde pode encontrar as meias coloridas, com padrões tricotados em algodão.

Toda a linha da Sir Tile foi desenhada em conjunto pelo casal, que desenvolveu um produto unissexo, fabricado inteiramente num raio de 50 quilómetros da cidade do Porto e disponível em dois tamanhos: 36-40 e 41-45. “As meias foram criadas como um projecto de design que não segue os padrões da sazonalidade e da diferenciação de género da indústria da moda”, revela João.

Todos os artigos da Sir Tile — que se dedica exclusivamente à venda de meias — custam 20€ e estão também à venda no site oficial da marca, de onde os pode encomendar para serem entregues em casa.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a primeira loja da marca, os produtos e os seus criadores.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT