Moda

O padrão que vai querer ter nos seus vestidos quando chegar o bom tempo

Polka dots, o tecido às bolinhas, está de regresso nesta temporada.
No street style.

Depois de vencer o título de Miss América, em 1926, Norma Smallwood fez uma produção fotográfica muito à frente para a época. Em várias imagens surgiu com um top bem justo branco cheio de bolas pretas. O padrão, até aí pouco usado, tornou-se popular.

O sucesso do estampado foi tal que Walt Elias Disney fez questão de mostrá-lo dois anos mais tarde, quando criou a Minnie Mouse. Embora já tenha mudado várias vezes de look, o vestido da personagem icónica da Disney tem sempre algo em comum: as bolas.

Marilyn Monroe.

Mais tarde, durante os anos 50, Marilyn Monroe tornou-se assumidamente fã do tecido. Afinal, ninguém esquece o biquíni com bolinhas com que posou várias vezes.

Desde aí que o polka dots (nome pelo qual o padrão é conhecido) tornou-se marcante na indústria da moda. São várias as vezes que os criadores vão recuperá-lo para as novas coleções, quer em tamanho mini ou XL. Embora já tenha sido criado em muitos tons, há um que é intemporal: aquele que conjuga o preto e o branco.

Nos próximos tempos é este mesmo estampado que vai ver com frequência no street style. Maisons como Dries Van Noten, Maison Margiela, Paco Rabanne, Balmain e Carolina Herrera apresentaram-no nas Semanas da Moda de Paris e Nova Iorque e as marcas já começaram a incluí-lo nas novas linhas.

Desfile de Carolina Herrera.

Embora forte, o polka dots é um tecido democrático que se adapta bem a qualquer estilo. Pode, por exemplo, ser conjugado com saltos altos para um look mais clássico ou dominar um outfit descontraído, conjugado com sapatilhas e blusão de ganga.

Para começar a criar os visuais dos próximos tempos, a NiT foi à procura das melhores sugestões às bolinhas no mercado. Carregue na galeria para conhecê-las.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT