Moda

ModaLisboa: o preto domina a nova coleção de Luís Buchinho

O criador português apresentou a linha de outono/inverno 2020-21 este sábado, 7 de março.

A sala já estava completamente composta quando os olhares da maioria das pessoas se focaram na mesma direção: a entrar estava José Castelo Branco, o socialite cuja figura imponente e excêntrica não deixa ninguém indiferente. Estava ali para assistir ao desfile de Luís Buchinho, o criador que vem do Portugal Fashion apresentar a coleção à ModaLisboa, graças a uma parceria entre as duas identidades.

Passava poucos minutos das 17 horas deste sábado, 7 de março, quando as luzes da sala se apagaram e influencers como Vanessa Martins estavam a acabar de dar entrevistas. Luís Buchinho celebra 30 anos da marca homónima, por isso a expetativa era grande para este espetáculo.

Foram precisos poucos minutos para percebermos que o preto era o tom dominante nesta coleção de outono/inverno 2020/21. Afinal, o criador já o tinha anunciado no press book dado à NiT. “As cores querem-se sóbrias, num jogo de negros e falsos negros: verdes-garrafa, tropa, musgo, marinho e cobre”.

Nesta linha, com dezenas de coordenados, destacam-se as silhuetas justas, mistura de padrões e cinturas marcadas. Há ainda espaço para peças em couro ou falso couro, jeans, transparências, gabardinas e capas, em silhuetas que misturam influências dos anos 20 e 80.

Na passerelle, destaque para as reconhecidas manequins portuguesas Sónia Balacó e Luísa Beirão que surgiram por duas vezes com looks diferentes e foram aplaudidas.

Como começou Luís Buchinho?

Frequentou o Citex, agora Modatex, e terminou o curso de Design de Moda em 1989. Hoje é lá professor. Foi um dos criadores que participaram na primeira edição do Portugal Fashion, em 1995, e a partir daí as suas coleções têm sido apresentadas no evento. 

Com o apoio do Portugal Fashion, Luís Buchinho já realizou desfiles em São Paulo, Nova Iorque e Paris. Em 2007 abriu a sua primeira loja, na Rua José Falcão, no Porto. Em 2011 e 2016 foi distinguido com os Globos de Ouro de Melhor Designer de Moda.

Luís Buchinho tem também participado em várias feiras internacionais, com destaque para a Bread and Butter, Who’s Next e a White Milano.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a nova coleção do criador.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT