Moda

Alerta, tendência: a cor que vai dominar os looks nos próximos meses

O azul-turquesa vem fazer companhia ao belíssimo lilás. As it girls já não o largam.
Instagram de Ann-Kathrin Gotze.

Muito associado às praias paradisíacas onde todos gostaríamos de estar, o azul-turquesa tem este nome graças ao mineral encontrado durante a Antiguidade com o mesmo tom. Foi assim que passou a considerada a pedra nacional da Pérsia e era usada como objeto de adorno entre as classes mais ricas.

Hoje em dia, este tom é muito comum na arquitetura da Turquia e Ásia Central. Quanto ao mineral, esse, é encontrado em depósitos em Nixapur, no Irão, um ponto fundamental da rota da seda, que tem uma forte tradição cultural nesta região.

Trabalhadores no Irão em 1973.

Como é um tom forte — feito maioritariamente da junção do azul com o verde —, não tem sido muito popular na indústria da moda, que nos últimos anos preferiu apostar nas cores minimalistas. Mas agora tudo parece estar a mudar. 

Depois de anunciarem que o lilás é uma das cores dominantes este ano no street style, as grandes maisons — como Dior, Chanel e Gucci — confirmaram que existe mais uma cor para esta tendência do color block (mistura de tons opostos): o azul-turquesa.

Influencers como a norueguesa Nina Sandbech ou as alemãs Ann-Kathrin GotzeLena Terlutter já mostraram que são fãs desta nova tendência e não têm qualquer problema em tornar os looks mais extravagantes no dia a dia.

Se também quiser investir nesta moda, carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões de peças em azul-turquesa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT