Moda

Lola: quem é a drag queen portuguesa que está a parar a ModaLisboa?

Tem 26 anos e trabalha no Posh Club, uma discoteca na Rua de São Bento, em Lisboa.
Tem 26 anos.

Com longos cabelos grisalhos e encaracolados, casaco de lantejoulas, calções curtos e saltos altos, Lola chama a atenção por onde quer que passa no recinto da ModaLisboa, que acontece até este domingo, 8 de março, nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, na capital portuguesa. 

Vistosa, com maquilhagem impecável, é expressiva e ri alto, sempre às gargalhadas. Mas, afinal, quem é esta drag queen de 26 anos que está a parar o maior evento de moda do País?

O casaco de lantejoulas.

“A Lola surgiu num desespero de separar as duas identidades que tenho, a minha parte masculina e a minha parte feminina”, explica à NiT a drag queen, que prefere não dizer o nome que tem no Cartão de Cidadão para “não estragar a diversão”.

“Sinto-me como a Hannah Montana: normal life, and then I’m a celebrity [vida normal, e depois sou uma celebridade]”, conta numa conversa cheia de apontamentos em inglês.

Lola trabalha no Posh Club, uma discoteca na Rua de São Bento, em Lisboa. Além disso, faz trabalhos como freelancer, desde produções fotográficas a anúncios ou casamentos. É no Instagram (@lolaherself) que recebe mais contactos e propostas de trabalho — faz também parte da agência What About Agency.

O outfit completo.

Um dia na vida de Lola é “stress, stress, stress, stress, stress and fun [e diversão]”. São precisas três horas no total para se arranjar. Sozinha, faz a maquilhagem, coloca a peruca, veste-se, calça os saltos altos e faz o tucking (esconder os órgãos genitais).

Para a ModaLisboa não demorou muito a escolher o look, que inclui um blazer vintage e umas botas Amina Muaddi. “Também costuro alguns dos outfits. Este não fui eu que fiz. Foi a primeira e a última escolha, na verdade. Estava pensado há algum tempo, mas depois comecei a duvidar, descartei, e no final acabei por escolhê-lo de novo.”

A inspiração, explica, vem da nova tendência, o vinil. “O Yves Saint Laurent apresentou muito vinil na última coleção. Depois, tinha este casaco vintage que me faz lembrar a Chanel. É um look classy, mas sporty ao mesmo tempo, e estes saltos para mim são confortáveis.”

Lola é licenciada em Design pelo IADE, em Lisboa. Para aprender a maquilhar-se utilizou tutoriais do YouTube: “Hoje em dias consegues tirar dois Doutoramentos lá”. Já a dança, sempre esteve consigo desde pequena. “A minha mãe é angolana, tenho raízes africanas. Sempre adorei dançar. Nos meus shows utilizo mais música comercial, hip hop, latina. Mas se for para sair à noite, aí escolho o tecno.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT