Lojas e marcas

Todas as vendas da nova coleção da C.R.T.D são doadas às vítimas da pandemia

A empresa, conhecida pelas camisas unissexo, pretende ter um papel ativo no combate à Covid-19 em Portugal.
Super cool.

A C.R.T.D — ou Curated, como também conhecida — nasceu há quatro anos quando o seu fundador, Miguel Marques da Costa, foi de férias ao Quénia e se apaixonou pelos tecidos que hoje em dia formam as suas peças. Numa visita de ocasião a uma fábrica, pediu que lhe fizessem três camisas. Assim que chegou a Portugal, percebeu que eram um sucesso.

Além dos padrões étnicos e coloridos, o toque era diferente. Havia quem lhe perguntasse se era seda, mas trata-se de um algodão bastante leve. O conceito acabou por se transformar numa galeria de arte em que Miguel faz a curadoria para criar algumas peças em parceria com pessoas que não estejam na área da moda.

Para este verão, a C.R.T.D volta a apostar nos padrões caleidoscópicos, materiais leves e muita cor. Agora sim, entra a seda nas suas camisas. Há também calças em linho e bandanas, entre as outras novidades.

A marca sustentável quis ainda promover um papel ativo no combate à propagação da pandemia do novo coronavírus. Por isso, lançou 16 peças solidárias — oito camisas (78€) e oito calças (62€), criadas a partir de deadstock. Ou seja, são feitas através de sobras de coleções passadas, que não seriam reutilizadas.

O valor destas peças reverte 100 por cento a favor da campanha solidária “Nunca Desistir”, criada pela Independent Ideas, e apoiada pela LAPS Foundation. A campanha pretende angariar fundos para apoiar famílias carenciadas e ceder refeições a quem possa precisar.

O plástico também deixou de ser utilizado na empresa, desde a manufatura à distribuição e ao armazenamento. “A sustentabilidade é um caminho importante e incontornável. Queremos fazer parte desta mudança necessária na indústria”, refere o fundador Miguel Marques da Costa.

A nova coleção e as peças sustentáveis estão disponíveis na loja online, na loja do Museu do Arroza, na Comporta, e na Praia do Irmão, na Costa da Caparica.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos desta coleção.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT