Celebridades, artistas e jogadores de futebol são ídolos de milhões de pessoas, capazes de levar à loucura multidões ao rubro que gritam o seu nome e vestem a sua cara numa T-shirt. Para Marta Velho, de 35 anos, já estava na altura de redefinir esta ideia e de idolatrar, em alternativa, pessoas que “estão a ter um impacto positivo no mundo”, explica à NiT.
Foi assim que surgiu a ideia de criar a Thidols, uma marca portuguesa de T-shirts com as caras de ativistas, filantropos e cientistas. “A premissa é imaginar um mundo onde os nossos filhos tivessem cartazes da Greta Thunberg ou do Stephen Hawking nas paredes do quarto”, conta-nos.
A ativista sueca de 16 anos e o físico britânico são duas das cinco caras que estão nas peças da Thidols. Elon Musk, o empreendedor sul-africano; Margrethe Vestager, a comissária europeia dinamarquesa; e António Guterres, secretário geral da ONU e único português do grupo, são os outros três.
Marta Velho é jornalista e licenciou-se na Universidade Católica, em Lisboa, no curso de Comunicação Social e Cultural. Até ao mês passado, estava a trabalhar no jornal “Dinheiro Vivo”, depois de também ter passado pelo Grupo Renascença e até de lançar uma startup que ajudava jovens jornalistas a encontrar trabalho na área — que, entretanto, teve de deixar para trás.
“Sempre tive muitas ideias, a minha família tem uma forte veia empreendedora”, conta-nos, a propósito da marca que lançou na passada quinta-feira, 24 de outubro. “Tenho uma relação ótima com o jornalismo, mas quis tentar este novo projeto”.
As T-shirts são feitas com algodão cem por cento orgânico, com tintas bodegradáveis, e os fornecedores são todos os portugueses. Para já, pode encontrar as cinco peças da primeira coleção da Thidols à venda no site, por 29,90€. Em novembro, a criadora vai também lançar tote bags — aqueles sacos grandes que são bons para ir às compras ou usar no dia a dia.
Mas o objetivo da marca é também envolver-se nas causas dos ídolos, através de ações sociais que Marta pretende desenvolver a partir do próximo ano, com o apoio de parcerias. À NiT, a criadora da marca revela que em 2020 vai desenvolver uma campanha de reflorestação, outra de tecnologia e ainda uma de apoio a refugiados.
A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor as peças da Thidols e Marta Velho, a criadora.