Estávamos em 22 de março de 1977 quando Miguel Krigsner abriu a sua primeira farmácia de manipulação (espaço onde são preparados manualmente os medicamentos à medida das necessidades de cada pessoa) em Curitiba, no Paraná, no Brasil. Deu-lhe o nome de O Boticário, antiga denominação para farmacêutico.
Na altura, o brasileiro criou um espaço diferente dos da época. Como queria que tudo fosse personalizado e que os clientes se sentissem em casa, Miguel encheu a sala alcatifada com sofás, revistas e café.
O Boticário tornou-se num sucesso tal, que o “farmacêutico” decidiu começar a criar produtos para a marca, além da manipulação de receitas. No início, bateu os cremes numa batedeira que a irmã tinha recebido a mais de presente de casamento e assim nasceram os primeiros produtos: um creme hidratante, um champô, um banho de espuma à base de algas marinhas e a primeira colónia da marca, a Acqua Fresca.
A partir daí a marca ficou conhecida em todo o Brasil — hoje em dia há cerca de 3600 lojas naquele país —, mas não só. Instalou-se em Portugal em setembro de 1986 no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, e já conta com 56 lojas em território nacional.
A última abriu a 19 de setembro no Centro Colombo, também na capital. O espaço, com 50 metros quadrados, fica no piso 0, mesmo ao lado da Sport Zone.
Lá, encontra várias coleções da marca brasileira, com destaque para a linha de body care Nativa Spa (a mais famosa no Brasil que agora inclui extrato de quinoa para reforçar a hidratação); a Botica 214 (uma coleção de três perfumes florais); o Malbec EDT (perfume com álcool vínico); e a Lily, uma fragrância com flor de lírio.
Além de vender as centenas de produtos brasileiros nas lojas físicas, O Boticário também vende online.
A nova loja segue o horário do Centro Colombo, ou seja, está aberta de segunda-feira a domingo, das 9 horas à meia noite.