Lojas e marcas

Estes óculos de sol originais e sustentáveis são feitos com pele de peixe

A Made por Elas quis criar uma linha exclusiva, feita a partir dos desperdícios da indústria alimentar.
Há três tons disponíveis.

A ideia era criar uma linha mais sustentável, mas a estratégia adotada por Renata Pinheiro e Vanessa Machado não podia ter sido mais inesperada: as fundadoras da Made por Elas lançaram no final de junho uma nova coleção desenvolvida com pele de peixe.

Os óculos de sol da marca levaram diferentes revestimentos feito com peles de peixes de água doce importadas do Brasil — como pirarucu, tilápia e tucunaré — que, explicam, possuem uma durabilidade testada e aprovada comparável à de couro de bovino.

“Também diminuem o impacto ambiental, já que estes peixes são extraídos do seu habitat para consumo da carne e as suas peles não são totalmente aproveitadas”, contam à NiT. Aliado a isto, vem o valor agregado e inovador do produto, que se pretende posicionar no setor de luxo.

A Fish Skin é uma edição limitada com poucas unidades de cada produto. Entre as cores disponíveis, há a Gold (dourado), Royal Blue (azul real) e Dark Brown (castanho escuro). Por ser mais exclusiva, só vai encontrá-la à venda através da conta de Instagram da Made por Elas e todos os modelos custam 80€ — os restantes óculos custam 70€.

Além da pele de peixe ter sido aproveitada em três modelos de óculos de sol, pode também encontrá-la em alguns elementos das hipbags (carteiras para por à cintura). “Como é uma pele mais fininha, temos receio de a colocar nas bolsas, por isso a Fish Skin leva sempre um reforço de couro neste tipo de peças”, explicam. É por isso que não vai encontrar nenhuma hipbag inteiramente feita com o novo material.

A adesão foi tão imediata que as nossas clientes mais sofisticadas e exigentes foram as primeiras a comprar os seus“, revelam à NiT, acrescentando recebem muitas fotografias e vídeos de quem já comprou estes produtos”diferentes e alternativos” e “amou” o resultado. “A confiança e admiração que recebemos são, com certeza, as mais valiosas recompensas”.

A marca fundada em 2016 produz materiais e acessórios em pele, mas seguindo um ideal de “fugir à normalidade”. “Não gostamos de ‘mesmices’ e sempre quisemos apresentar uma nova forma de pensar aos nossos clientes”, afirmam.

As bolsas de cintura, por exemplo, não têm costuras nem um corte reto definido. Cada uma é única e pensada para uma determinada cor, tamanho, modelagem ou textura. Já os óculos de sol seguem uma estética mais simétrica, mas são completamente distintos do que se encontra no mercado: foram inspirados nos óculos dos montanhistas, com um detalhe em pele na base das hastes, junto às têmporas.

“Inicialmente fazíamos cores mais neutras, como castanho, preto ou cinza. Aos poucos os modelos foram ganhando brilho e cores fortes de verão, prints em zebra, leopardo, textura de crocodilo”, explicam à NiT, reforçando que a pele sempre foi a matéria prima principal.

Renata, de 38 anos, e Vanessa, 37, são naturais de São Paulo no Brasil, mas já estão a viver em Portugal há cerca de dois anos e meio. “Morámos um mês em Lisboa, no Castelo de São Jorge, e depois viemos para o Estoril, onde estamos até hoje”, contam. A Made por Elas foi pensada durante uma viagem que fizeram a Londres, no Reino Unido, tendo depois sido lançada no Brasil e trazida para Portugal quando se mudaram para o nosso País.

Além de poder comprar as propostas da marca pelo site, Instagram e Facebook, vai encontrá-las em alguns mercados onde estão sempre presentes em Lisboa, como o Lx Factory, The Spot Market ou o Bossa Market, entre outros. No entanto, a pandemia obrigou estes eventos a colocar um travão temporário.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT