Lojas e marcas

Há uma nova loja online que vende roupa de bebé linda em segunda mão (e como nova)

A Secondhandbabywonderland chegou ao Instagram para promover um consumo mais sustentável.
Tem todo o tipo de peças.

Pouco depois de ser mãe, Inês Figueiredo apercebeu-se da quantidade de artigos que são comprados para os bebés e que acabam por ter muito pouco uso, enchendo rapidamente gavetas atrás de gavetas de roupa que já não podem vestir por crescerem depressa.

Aos 33 anos, a mãe de Leonor, de dois anos, e Francisco, que nasceu em janeiro, confessa que sempre foi apaixonada por moda e pela sustentabilidade, uma área a que está ligada profissionalmente desde 2015. “Trabalhei numa loja de segunda mão no setor de luxo e fiz inúmeros trabalhos de vendas privadas”, explica à NiT.

Durante a quarentena, recebeu o “empurrão” de que precisava para lançar o seu próprio projeto, onde acabou por juntar o know-how que adquiriu ao longo da carreira às preocupações que sentiu na sua experiência como mãe. Em meados de abril, o projeto Secondhandbabywonderland chegou ao Instagram com centenas de peças em segunda mão lindas e em ótimo estado para os bebés e crianças pequenas.

“Esta ideia não se prende somente com as vendas, acima de tudo nasceu da enorme vontade de mudar mentalidades e alertar as pessoas para o consumo excessivo da indústria têxtil, que é tão prejudicial ao planeta onde vivemos”. A melhor forma de ajudarmos, defende, é “comprando o que já existe”.

O objetivo da Secondhandbabywonderland é dar uma nova vida às roupas que “80 por cento das vezes acabariam em aterros sanitários”, continua. “Ensinamos os que nos rodeiam a adotar medidas mais sustentáveis e eco friendly e, mais importante, estamos a fazer com que o futuro das nossas crianças seja mais risonho para que eles no futuro adotem este tipo de comportamentos”.

As compras em segunda mão já estão enraizadas no estilo de vida de Inês, que o encara com naturalidade. “Noventa e nove por cento das coisas que compro já pertenceram a outras pessoas, peças que sempre adquiri como se tivessem saído novas de uma loja, em excelentes condições e a metade do preço”.

Para já, todas as peças são vendidas através do Instagram, onde vai encontrar jardineiras, toalhas de banho, pijamas, malas para as fraldas, berços, leggings, sabrinas, tapa-fraldas, bodies e vestidos, além de muitas outras propostas de marcas que vão desde a Chicco à Oshkosh, passando até por opções mais inesperadas, como um vestido da Moschino para bebés entre os seis a nove meses (40€).

É Inês quem gere tudo sozinha: recebe as roupas, fotografa, edita, prepara alinhamentos, envia encomendas e gere o Instagram. “Uma aventura, aliada ao facto de ser mãe de dois bebés com idades inferiores a dois anos faz com que não tenha tanto tempo como desejaria”, desabafa.

As peças que coloca à venda são entregues em regime de consignação pelos clientes, que entram em contacto através do Instagram para venderem aquilo que os seus filhos já não precisam, sejam roupas ou artigos de puericultura. Se viverem na zona de Lisboa, podem optar por fazer o envio ou pedir a Inês para fazer a recolha. “Quando se encontram noutras zonas do País, podem enviar por CTT”, acrescenta.

De seguida, é feita uma triagem para escolher as peças que se enquadram na filosofia do projeto, que são depois colocadas no Instagram ou em regime de venda privada — e que podem tornar todo o processo mais rápido. A Secondhandbabywonderland fica sempre com 30 por cento do valor conseguido por cada artigo, sendo o pagamento feito “de imediato” aos clientes. Em breve, revela a fundadora, será também lançado um site, que ainda está em fase de construção.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Inês Figueiredo.
Idade: 33 anos.
Guilty pleasure: “Ouvir música e, por incrível que pareça, passar horas a ver roupa em segunda mão em sites internacionais. É terapêutico.”
Peça favorita: “Uma das peças da minha filha Leonor, nomeadamente o primeiro fato de banho dela, por exemplo. Comecei a sentir-me super nostálgica e a reviver memórias com ela vividas.”
Convença-nos a conhecer o projeto numa frase: “Desejarmos um mundo mais justo, mais sustentável e mais risonho para os nossos filhos começa nestes pequenos gestos, como reutilizar, que fazem toda a diferença.”

secondhandbabywonderland
A fundadora.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT