Lojas e marcas

“Vamos beber o drink de fim de tarde”: estas T-shirts têm frases polémicas bordadas

A ideia para criar a marca Aqui Há Tee partiu de quatro estudantes e amigas, que quiseram fomentar uma consciencialização social.

Líderes partidários, deputados, jornalistas e outras figuras públicas que já tenham pronunciado frases políticas marcantes no contexto português — pelos melhores e piores motivos. São estes os protagonistas da marca de T-shirts Aqui Há Tee, lançada durante o confinamento por um grupo de quatro estudantes amigas.

“Através do bordado pretendeu-se imortalizar frases político-sociais, que permanecem registadas na memória de cada um”, explicam à NiT Beatriz Isidro, Maria Rita Leitão, Marta Vicente e Rita Dias, todas com idades entre os 19 e os 21 anos.

View this post on Instagram

O Hélio, baterista dos Linda Martini e dos Paus, já anda a beber drinks de luta, drinks conscientes e reivindicativos. Nem somos de intrigas, mas vocês já têm a vossa tee?

A post shared by Aqui Há Tee (@aquihatee) on

Dentro da marca, contam, cada uma desempenha uma função específica: a Marta e a Maria Rita fazem os bordados, enquanto a Beatriz (mais conhecida por Becas) e a Rita estão responsáveis pela comunicação e design. 

Cada bordado tem uma cor associada numa T-shirt de algodão. “O objetivo é a consciencialização política bordada, à mão, no peito. É ultrapassarem-se barreiras e inclinações políticas para as preocupações sociais”.

O projeto foi lançado com uma linha de três T-shirts em que bordaram as expressões “Era do Negacionismo”, “Foi de Trivela” (a famosa resposta do primeiro ministro António Costa a André Ventura, líder do Chega, na Assembleia da República) e “Made in 2020”.

Na segunda linha, focaram-se no ano atípico que estamos a viver e escolheram a resposta de Graça Freitas durante uma conferência de imprensa “vamos beber o drink de fim de tarde”, mas também “Não gosto. Não compro”, que pretende retratar comentários virtuais como “porta de entrada ao ódio gratuito nas redes sociais”. Por fim, há ainda a “(não) é obrigatório o uso de máscara, que represente o conflito relativamente ao tópico das máscaras e medidas de segurança.

As quatro amigas estão a gerir a marca enquanto completam as suas licenciaturas. Beatriz está a estudar Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico; Maria Rita, Medicina Veterinária na Universidade de Lisboa; Marta, Ciência Política e Relações Internacionais; e Rita, Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

As T-shirts da Aqui Há Tee estão à venda nas contas de Facebook e Instagram da marca, com preços entre os 12,50€ e os 15€. Quem quiser, também pode enviar sugestões, feedback, encomendas ou pedidos de informação.

aqui há tee
As fundadoras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT