Lojas e marcas

Faz compras online com cartão? Tem de atualizar os dados até agosto

A partir do início de 2021, realizar compras na Internet passa a ser mais seguro.
Não se esqueça.

As compras online são cada vez mais uma prática natural e aumentaram bastante nos meses de confinamento. No entanto, ainda há quem desconfie do método. A boa notícia é que, a partir do início de 2021, realizar compras na Internet vai ser mais seguro.

Segundo o “Eco”, todos os bancos e prestadores de serviços de pagamentos vão passar a ter de exigir a “autenticação forte” por parte dos clientes. Quem já utiliza o pagamento com cartão no online, deve atualizar os dados junto do seu banco até agosto, seguindo as recomendações do Banco de Portugal (BdP). 

“Este plano sistematiza as ações a desenvolver pelos bancos/prestadores de serviços de pagamento (emissores e adquirentes), comerciantes e consumidores, para que as regras de autenticação forte do cliente sejam aplicadas aos pagamentos com cartão no comércio eletrónico a partir de 31 de dezembro de 2020”, explica Carlos Costa, líder do BdP.

Explica a mesma publicação que, ao abrigo das novas regras de segurança nos pagamentos, “os intervenientes de mercado que não adotem as soluções de autenticação forte do cliente até 31 de dezembro de 2020 poderão ver-se impedidos de efetuar ou receber pagamentos com cartão em comércio eletrónico a partir daquela data“.

O mecanismo de autenticação pede aos utilizadores, pelo menos, dois elementos que provem a sua identidade, como palavra-passe, código enviado por mensagem para o telemóvel ou impressão digital.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT