Lojas e marcas

A maior feira internacional de joalharia está a chegar à Exponor

A 30.ª edição da Portojóia vai reunir cerca de 150 marcas de joias e relógios.
Há propostas para todos os gostos.

Novas tendências mundiais, lançamentos em primeira mão, montras que o vão inspirar e marcas de sonho. Há muito a acontecer na 30.ª edição da Portojóia – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, que decorre na Exponor, em Matosinhos, no Porto, de 26 a 29 de setembro.

Dirigido em exclusivo para profissionais, o evento pretende apresentar o trabalho de mais de 150 marcas portuguesas e estrangeiras e afirmar-se como um “observatório de tendências e plataforma de sinergias dentro e fora do setor”.

Um dos espaços que tem mesmo de visitar é o “Jewel’s Labs”, onde quatro marcas estarão a sugerir novos conceitos de exposição e vitrinismo para inspirar os retalhistas. São elas a Scar ID, concept store, e as marcas de joalharia Mesh, Mimata e Wings of Feeling.

Outra iniciativa que não pode mesmo perder é a “Arts & Jewels”, que apresentará o resultado de colaborações exclusivas entre marcas de joias e criadores de outros setores, como moda, decoração, design e artes plásticas.

Por exemplo, a Eugénio Campos vai aliar-se a Diana Pereira, designer de moda e modelo profissional; Liliana Guerreiro, designer de joalharia contemporânea vai apresentar uma criação em parceria com Castelbel; a designer Telma Mota vai unir-se à marca Madre; e, por fim, o joalheiro André Rocha vai criar peças com ajuda do artista plástico Pedro Guimarães.

O “Trend Spot”, como o próprio nome indica, será o espaço onde pode encontrar as mais recentes tendências da joalharia internacional. Essas tendências são, por exemplo, a “Roots & Wings”, que reflete a vontade de regressar às raízes e à essência para projetar o futuro; a “Mentes Viajantes”, que remete para o cruzamento de lugares, experiências e culturas; a “Soft Power”, que transmite a necessidade de desligar do stress quotidiano; e a “Espiritualidade”, que fomenta a ligação a um estilo de vida mais introspetivo e reflexivo.

A programação da Portojóia contará ainda com muitas palestras sobre o setor, como a sustentabilidade no mundo da moda ou o comércio ético e as práticas comerciais responsáveis de joalharia. Poderá assistir gratuitamente a todas, mediante inscrição online.

Tudo isto vai acontecer de 26 a 28 de setembro, das 10 às 20 horas, e no dia 29 de setembro, das 10 às 19 horas.

Carregue na galeria para descobrir algumas das tendências de joalharia que vão ser apresentadas na 30.ª edição da Portojóia.

Este artigo foi escrito em parceria com a Exponor.

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