Decoração

IKEA tem uma nova coleção especial para pessoas com limitações de mobilidade

Chama-se OMTÄNKSAM e tem propostas ergonómicas para ajudar no dia a dia de quem precisa de um conforto extra.

A nova coleção da IKEA inspirou-se na experiência de vida de uma das suas líderes criativas. Há cerca de seis anos, Britt Monti teve um AVC que a deixou com limitações de mobilidade. Quando regressou a casa do hospital, percebeu que a sua vida tinha mudado e que ia precisar de adaptar a mobília para passar a ter produtos específicos que a ajudassem a ter independência no dia a dia.

O problema é que a maior parte dos equipamentos disponíveis no mercado parecem saídos de um clínica de saúde, e Britt não queria criar esse ambiente no sítio onde mora: “Um terapeuta de reabilitação veio à minha casa e ofereceu-se para instalar equipamentos adaptados mas eu não quis. Não queria que minha casa parecesse o hospital onde tinha estado“, explicou em comunicado.

A pensar nisso, a IKEA criou a nova linha OMTÄNKSAM, com propostas bonitas e ergonómicas feitas a pensar no conforto “de quem mais precisa”. A gama foi desenvolvida para tornar mais fácil o dia a dia de todos, mas especialmente daqueles que têm limitações físicas, quer sejam temporárias ou permanentes.

As peças foram desenvolvidas em colaboração com fisioterapeutas e ergonomistas para definir as especificidades de cada produto e adaptá-los às necessidades dos clientes. Usaram dados estatísticos de medidas corporais de diferentes populações e foram também feitos testes a pessoas com vários tipos de dificuldades e preferências.

A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas propostas da OMTÄNKSAM, que já está disponível no site da cadeia sueca de decoração.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT