Decoração

6 passos essenciais para construir um estúdio de gravações em casa

A JOCAVI tem todos os acessórios que precisa para um tratamento acústico perfeito e enquadrado na decoração da divisão.
É simples e prático, como se quer.

Ter de se deslocar a um estúdio para gravar voz, música, podcasts ou fazer produção é certamente uma tarefa dispendiosa — até porque vai ter de alugar o espaço durante um número indeterminado de dias.

Por isso, uma belíssima solução pode passar por construir um estúdio em casa. Pode parecer algo complicado, é verdade, mas acredite quando lhe dizemos que é um bom investimento. Isto porque uma das coisas mais importantes que aprendemos neste isolamento foi precisamente potenciar a criatividade, que não escolhe dia e horas.

O simples facto de não depender de outras pessoas, por si só, já é bom. Mas melhor ainda é poder gravar o que quiser, quando quiser e durante o tempo que precisar. Porém, antes de avançar, é importante perceber primeiro quais são as ferramentas básicas para criar um estúdio perfeito — e, para isso, a JOCAVI revela-lhe os passos essenciais.

No início, é preciso ter em consideração os ecos, as reflexões e a reverberação de frequências no espaço escolhido, para que o som saia sempre limpo e definido. Na verdade, existem vários acessórios e milhares de técnicas para melhorar a acústica do espaço de gravação ou produção caseiro. Contudo, sem o equipamento e o tratamento acústico correto, não vai longe.

Se quiser gravar voz, por exemplo, precisa de um bom microfone, de preferência com tripé. O tipo de microfone vai depender do som que quer capturar e, claro, do investimento que está disposto a fazer. É preciso escolher um microfone condensador de diafragma largo, versátil, e ideal para captar o som das vozes ou instrumentos, mantendo a clareza e precisão necessárias.

Além disso, o computador que utilizar tem de ter um software que permita a gravação e edição de som, além de uma placa de áudio para transformar o som analógico do microfone em digital. O microfone condensador vai precisar de ser alimentado por corrente, e para isso servirá também a placa de áudio.

Se quiser ter menos trabalho ou fazer uma gravação tecnicamente mais simples, como um podcast — em que só precisa de gravar voz —, pode comprar apenas um microfone USB. De qualquer forma, convém ter os cabos necessários para fazer estas ligações entre microfones e computadores.

Para ouvir na perfeição tudo o que gravou precisa, pois claro, de auscultadores. Para a produção, é preciso também ter monitores de áudio nearfield, ou seja, as colunas de som profissionais. A acústica da sala deve ser tratada para completar todo o conjunto e garantir o controlo da propagação de som e seus efeitos na audição e gravação.

Onde encontra as melhores soluções?

Quanto ao tratamento acústico, a JOCAVI tem as propostas mais adequadas ao que cada pessoa procura. Não precisa de saber nada sobre acústica, só precisa de confiar nos especialistas com 27 anos de experiência que têm produtos perfeitos para ajudar a ter um estúdio com o som ideal. 

É no seu portefólio que encontra, por exemplo, painéis acústicos absorventes e difusores (do mais simples ao mais elaborado), bases anti vibração para as colunas, biombos portáteis para separar acusticamente espaços de gravação, campânulas acústicas para isolar microfones ou até absorventes para utilizar dentro do bombo da bateria.

O tratamento acústico, além de eficiente, deve ter estilo e enquadrar-se na decoração da divisão da casa onde se encontra. É precisamente por isso que a JOCAVI tem soluções customizadas como impressões fotográficas em tela ou madeira. A empresa conta com mais de 1.100 variações possíveis de produtos criados para transformar o seu espaço num estúdio perfeito, para que possa ser criativo sempre que lhe apeteça.

Pode saber mais sobre os serviços e soluções acústicas da JOCAVI no site ou redes sociais da marca e pedir orçamentos gratuitos através do número de telefone 21 924 3097 ou do email info@nulljocavi.net.

Este artigo foi escrito em parceria com a JOCAVI.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT