Beleza

Banana bun: o penteado tendência que é super confortável para usar em casa

É um apanhado simples e que faz com que o cabelo não incomode enquanto está em teletrabalho.
A it girl Weronika Zalazinska.

Quem passa a maior parte do tempo em casa não dedica muitos minutos ao penteado. É certo que a rotina diária de beleza deve continuar — até porque só assim é que o cabelo mantém o aspeto saudável — contudo, como o dia é passado em teletrabalho ou até no sofá a ver séries, o mais certo é usar-se um apanhado feito logo de manhã.

Acontece que se apertarmos demasiado os fios capilares, eles ficam secos e danificados, acabando muitas vezes por cair. A melhor sugestão para a altura de quarentena é fazer um banana bun, o penteado que está a tornar-se famoso nas redes sociais.

It girls como Weronika Zalazinska, Camille Callen ou Kristin Ess têm partilhado várias fotos com a nova moda. Kayley Melissa, inclusive, partilhou um tutorial da tendência no canal de YouTube, no qual tem mais de um milhão e 700 mil seguidores.

O penteado é super simples, confortável e faz-se em apenas um minuto. A ideia é que apanhe todo o cabelo ao baixo e depois enrole-o na mesma direção. Em vez de atá-lo com elástico (que danifica mais), opte por segurá-lo com ganchos. Por fim, deve deixar alguns fios desgrenhados, de forma a dar um toque mais casual.

Para que não tenha de se preocupar com o cabelo o resto do dia, deve terminar o processo com spray de fixação. Além deste truque há pelo menos mais cinco que tem de ter em atenção para manter o cabelo saudável nos próximos tempos. Tome nota.

Tenha cuidados pré-lavagem

Comece a lavagem com um pré-champô. O produto fecha as cutículas antes que a água penetre nos cabelos e causa, assim, menos danos. Além disso, o pré-champô evita o desgaste causado pelo atrito entre os fios capilares.

Não dispense o condicionador

O produto tem várias mais-valias: embeleza o cabelo, reduz as inflamações nas cutículas e protege os fios capilares até uma próxima lavagem — ou seja, funciona como uma camada protetora que não deixa os nós formarem-se. Tal como com o champô, existem regras para aplicar o cosmético: deve ser usado a partir da linha imaginária das orelhas até às pontas e nunca na raiz (se o fizer cria oleosidade no couro cabeludo). O ideal é que junte várias madeixas de cabelo e ponha o condicionador devagar e sem pressas. Depois, deve deixar atuar durante pelo menos três minutos.

Seque o cabelo com um tecido de algodão

É verdade, a tendência chama-se plopping e, traduzindo, é uma técnica de secagem de cabelo com um tecido em algodão que faz com que as cutículas se mantenham fechadas e os fios capilares não criem nós. Pode usar uma camisola antiga, por exemplo. 

Aplique o protetor térmico com exatidão

O ideal é dividir os cabelos húmidos em várias madeixas para que nenhuma fique de fora. Aplique o produto desde o meio do cabelo até às pontas, sempre de cima para baixo. A seguir, penteie os fios com um pente de dentes largos para garantir uma distribuição homogénea. 

Use o secador na temperatura média

Para poupar tempo é normal que use o aparelho na temperatura máxima. Acontece que o calor vai acabar por danificar o cabelo, que pode acabar por ficar fraco e até cair. O ideal é que use o jato médio, mesmo que demore mais tempo.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT