Beleza

Velaterapia: a moda de queimar o cabelo chegou a Portugal

A ideia nasceu em São Paulo e pretende tratar das pontas espigadas de forma radical: queimando-as. Saiba como e onde é que isto se faz por cá.

Não é propriamente a melhor visão que se pode ter. Ir ao cabeleireiro para queimar o cabelo parece algo que se fazia há um século. Mas ao que parece a velaterapia resulta. A técnica nasceu em São Paulo, Brasil, e já está presente em alguns salões portugueses, apesar de serem ainda muito poucos.

A coisa funciona de forma simples: a irradiação da chama da vela faz com que as pontas duplas, ou espigadas, sejam eliminadas. Para além disto, o calor vai abrir as escamas dos fios de cabelo, o que permite que seja muito mais fácil com que receba nutrientes e a hidratação seja mais profunda.

Esta é uma técnica, que ainde deixa muita gente de pé atrás, já começou a ser adotada por algumas celebridades. A modelo brasileira Alessandra Ambrosio foi uma das que não tiveram medo de experimentar este tratamento. Há cerca de oito semanas, publicou uma foto na sua conta de Instagram onde experimentava a velaterapia no salão Laces and Hair, em São Paulo, muito conhecido por ser frequentado por celebridades.

A coisa funciona de forma simples: a irradiação da chama da vela faz com que as pontas duplas, ou espigadas, sejam eliminadas.

Em Portugal, um dos salões onde se pode fazer este tratamento é o Elite Boss Cabeleireiros, no Edifício Espaço Chiado, na Rua da Misericórdia, que garante pioneiro desta técnica em Portugal. Jaime Gomes é o proprietário e já fez vários trabalhos destes. Explicou-nos que a velaterapia consiste em três passos:

1.º Passagem da vela: O hairstylist começa por pegar numa mecha de cabelo e torce-a várias vezes. Vai notar que são vários os fios de cabelo que ficam fora desta mecha, essas são as pontas espigadas que precisam de ser eliminadas. De seguida, passa a vela a cerca de dois centímetros do cabelo. Começa-se na ponta e vai-se subindo sem chegar ao couro cabeludo, claro.

2.º Corte bordado: Este passo consiste em cortar o resto das pontas que não foram totalmente eliminadas. Deve ser feito com cuidado para não se cortar demasiado e alterar o comprimento do cabelo.

3.º Banho de vitaminas: O cabelo é lavado com champô e hidratantes para lhe fornecer o máximo de nutrientes. A utilidade deste passo é funcionar como uma bomba de vitaminas para o cabelo desde a raiz até às pontas.

Na passagem da vela, ela nunca chega a estar em contacto direto com o cabelo. O que acontece é que a propagação do calor é feita por irradiação ou por conveção do ar, assim torna-se mais fácil conseguir controlar o grau de aquecimento e evitar que o cabelo fique queimado.

Este tratamento pode demorar entre uma hora e meia a três horas e os preços, neste salão, variam entre os 85€ e os 110€. O tempo e o valor do tratamento dependem do comprimento e da densidade do cabelo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT