restaurantes

Vistas: o novo estrela Michelin do Algarve que tem de conhecer

A região perdeu dois restaurantes no Guia. Em compensação, o chef Rui Silvestre trouxe a distinção até Vila Nova de Cacela.
Os campos de golfe rodeiam o hotel.

Tinha 29 anos quando ganhou a primeira estrela Michelin em Portugal. Rui Silvestre foi o chef mais jovem a conseguir tal feito. A distinção na edição 2016 do Guia foi para o Bon Bon, no Carvoeiro. Entretanto, deixou o projeto, passou por Lisboa e regressou ao Algarve para liderar uma nova cozinha. O objetivo era conseguir a estrela para o Vistas, o restaurante do Monte Rei Golf & Country Club, em Vila Nova de Cacela. Um ano depois chegou o reconhecimento.

Ao contrário da maioria dos chefs nacionais, que fez a viagem de avião, Rui Silvestre foi de carro até Sevilha, em Espanha, onde foram conhecidos os vencedores da nova edição do Guia. “Foi fantástico. É um projeto novo, foi um começar do zero. É fantástico para mim, para a equipa e para os responsáveis pelo resort”, explica à NiT Rui Silvestre.

Há um ano, por altura da sua contratação, já tinha ideia de que os responsáveis pelo espaço o queriam no patamar dos grandes da gastronomia nacional, mas nunca houve uma pressão para que isso acontecesse no imediato. “A pressão que tinha era comigo mesmo, tentei não passá-la para a minha equipa.” Os donos do espaço deram-lhe todas as condições possíveis, mas se não ganhasse este ano, isso não seria um problema.

“Sabemos que trabalhámos com esse intuito e temos consciência de que fizemos um trabalho bem feito, que fizemos tudo como deve ser. Se não fosse agora, era uma questão de tempo.” Já tinha ganho uma estrela, mas é sempre diferente receber uma nova distinção. “É como os filhos, não há dois iguais. A do Bon Bon foi muito importante na altura, foi aí que comecei a criar nome.”

Sobre a conquista do Vistas: “É um projeto que tem muito para crescer. É algo sólido que tem ainda muita margem de repercussão.”

O restaurante de Vila Nova de Cacela vai estar encerrado até março, altura em que irá reabrir com muitas novidades. Ainda assim, o Monte Rei Golf & Country Club continua a funcionar normalmente. É composto por várias vilas e um campo de golfe com 18 buracos, alguns deles com vista para o mar.

O mais jovem chef a ganhar uma estrela em Portugal

Era um nome desconhecido na gastronomia nacional até 2015, ano em que recebeu uma estrela Michelin. É natural de Valongo, mas foi no Algarve, no Carvoeiro, que conseguiu a distinção. Tinha 29 anos e foi o mais jovem chef em Portugal a consegui-lo. Depois de ter liderado a cozinha daquele espaço, mudou-se para Lisboa onde abriu em fevereiro de 2018 o Quorum, na Rua do Alecrim.

O chef tem 33 anos.

Este espaço continua aberto, mas agora está nas mãos do chef Tiago Emanuel Santos. No final desse ano foi convidado para liderar a cozinha do Vistas, no Vila Nova de Cacela. Assumiu o projeto para receber uma estrela Michelin logo no ano seguinte. 

Só em 2020 é que voltam a sair pratos do Vistas

Ainda antes do anúncio das estrelas Michelin, já havia uma certeza: o restaurante Vistas só vai reabrir em 2020. Desde 2 de novembro que o espaço está em “obras profundas”, explicou o chef à NiT. A cozinha vai ser toda renovada e a sala também poderá sofrer algumas alterações. As mudanças vão ser feitas ao longo dos próximos três meses, mas a abertura está prevista apenas para março de 2020.

No que ao menu diz respeito, também haverá alterações no próximo ano. Contudo, o foco vão continuar a ser os produtos da região.

“Não é possível quilómetro zero, mas quase. Queremos uma cozinha o mais sustentável possível.”

Por isso mesmo, há três semanas começou a ser criada uma horta. “Temos muito terreno e vamos começar a produzir os nossos próprios legumes e hortícolas.” Até ao verão o objetivo é que sejam auto-suficientes em 80 por cento nos legumes. 

Os pratos vão ser alterados em março.

A ementa também irá sofrer algumas alterações, mas há dois pratos que não vão sair, certamente. “São dois clássicos, que já faço desde o início e que vão ficar no menu.” Falamos do salmonete servido com ravioli de lulas do Algarve e do lavagante com compota de tomate e sapateira. Tudo para provar a partir de março de 2020.

O resort que tem golfe com vista para o mar

Num dia em que o céu não esteja nublado, é possível ver o mar enquanto joga golfe no Monte Rei Golf & Country Club. O campo tem os habituais 18 buracos, alguns deles com vistas incríveis para a região. Em 2017, foi considerado o Melhor Clube de Golfe do País pela Golfer’s Choice. Teve uma pontuação de 9,15 em 10 possíveis.

O resort é composto por várias vilas.

O resort está dividido por várias vilas e vivendas onde não se importaria de viver e com tudo a que tem direito. Sala de estar, cozinhas modernas e equipadas, várias quartos, jardim e parque de estacionamento. É ideal para uma família. Fica a 12 minutos de carro das praias e a 17 quilómetros de Tavira. Espanha está à distância de 20 minutos. 

Para os próximos anos está prevista a inauguração de mais vilas e de um complexo que terá funcionalidades idênticas a um hotel.

O campo de golfe é uma das mais valias do hotel.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT