restaurantes

Vai abrir um restaurante sem empregados que só tem lugar para uma pessoa

O Bord för En vai ser inaugurado em maio na Suécia e fica no meio de um prado. A comida é entregue num cesto por uma corda.
Só há lugar para uma pessoa.

É o restaurante perfeito para abrir durante a pandemia da Covid-19: só tem uma mesa e lugar para uma pessoa, por isso o distanciamento social está garantido; e também não tem qualquer empregado a servir a comida; todo o serviço é feito por um cesto e uma corda. O Bord för En (mesa para um em sueco) vai abrir na Suécia já a 10 de maio.

O novo restaurante fica no meio de um prado na pequena localidade de Ransäter. A única mesa que existe está ao ar livre a 50 metros da casa onde são cozinhados os vários pratos. Chegam ao cliente através de uma corda que transporta o cesto a partir da janela da cozinha.

Segundo o “Food & Wine”, o casal Persson e Karlsson é o responsável pelo projeto. A ideia surgiu depois de terem feito várias entregas de comida ao pai de Karlsson durante a pandemia. O Bord för En apenas vai receber um cliente por dia, que pode ser ao pequeno-almoço, ao almoço e até ao jantar.

O menu é preparado por Persson, que tem experiência em cozinha, com os ingredientes que estão disponíveis no dia, alguns deles até ali cultivados. Por isso, as sugestões podem ser sempre diferentes. 

Certo é que são servidos sempre três pratos. Algumas das propostas podem passar por um caviar com algas marinhas, um puré de cenoura com gengibre e manteiga de avelã, ou mirtilos com gelado e beterrabas.

Os pratos são feitos com produtos locais.

As bebidas são uma parceria que conseguiram com Joel Söderbäck, o responsável pelo Tjoget, que esteve na lista dos melhores bares do mundo em 2019. O preço é definido por cada cliente no final da refeição.

Os responsáveis não vão tocar na mesa durante as seis horas seguintes ao cliente ter saído. Passado esse tempo, é que vão higienizar tudo. Os pratos, talheres e copos dos clientes vão ser sempre lavados duas vezes.

O Bord för En fica localizado perto de uma paragem de autocarro com o nome Hembygsgården. Será fácil seguir a pé a partir daí. O restaurante apenas vai funcionar até ao dia 1 de agosto. As reservas já podem ser feitas através do site oficial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT