« A Última Ceia de Nuno Bergonse tem ovo com lentilhas e um pudim de pão

Ovo dourado com lentilhas e queijo de cabra

Foto de Mines Minguez.

Do que precisa

4 ovos

1 pepino

½ rolo de queijo de cabra curado

Puré de lentilhas

250g de lentilhas hidratadas

1 cebola

1 dente de alho

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de café de cominhos em pó

20g de manteiga

100ml de caldo de legumes

Q.b de sal

Q.b de pimenta preta

Pipocas de lentilhas

100g de lentilhas hidratadas (12h)

Óleo para fritar

Q.b de sal para temperar

Gelatina dourada

200ml de caldo de galinha

2g de agar agar

1g de ouro comestível em pó

Como se faz

Comece pelo elemento principal: o ovo. Idealmente o ovo é cozinhado a baixa temperatura, durante 1 hora a 62 Cº. Caso não consiga prepará-lo desta forma, poderá escalfar o ovo de uma forma tradicional e reservá-lo.

Para o puré de lentilhas, comece por refogar a cebola em azeite. Acrescente o dente de alho e os cominhos e logo de seguida as lentilhas previamente hidratadas. Cubra com o caldo de legumes, tempere com sal e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos em lume brando. Uma vez cozinhadas as lentilhas, adicione a manteiga e triture muito bem até que a textura fique a de um puré cremoso. Retifique os temperos e reserve. Para a gelatina dourada, ferva o caldo de galinha com o agar agar durante 1 minuto. Retire do lume e acrescente o ouro em pó. Mexa muito bem com umas varas e distribua o caldo dourado num tabuleiro raso, de forma a que fique com cerca de 3 milímetros de espessura.

Deixe arrefecer no frigorifico até que ganhe a consistência de gelatina. Para as pipocas de lentilhas, uma vez hidratadas e bem secas em papel basta fritá-las em óleo abundante e temperar com sal. Na hora de servir, faça uma cama de puré de lentilhas, coloque o ovo escalfado no centro e cubra com a gelatina dourada. Decore com as lentilhas fritas, pequenos pedaços do queijo de cabra curado e com as tiras de pepino laminado!

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT