Restaurantes

Tsukimi: a nova experiência gastronómica de Lisboa tem sushi em jardins secretos

Antes de se sentar à mesa a desfrutar, prepare-se para um pouco de espionagem: o convite inclui palavra-passe.
Para contemplar as estrelas.

Além de wasabi e gengibre para o paladar, não há nada que acompanhe melhor o sushi do que um pouco de secretismo. Não acredita? E se lhe dissermos que há toda uma nova experiência gastronómica por Lisboa, uma que é exclusiva sem ser inacessível, e que o vai a deixar-se a sentir um pouco como um James Bond antes de se sentar à mesa?

O projeto Tsukimi — do japonês “contemplar a lua” — é um jantar sob a luz das estrelas, num jardim secreto por Lisboa, em que para entrar vai ter que esperar por uma mensagem a confirmar o local e, à chegada, tem de ter uma palavra-passe pronta para dizer. Caso contrário, não o vão aceitar.

O projeto quer manter — e percebe-se — o seu lado de secretismo mas a NiT conseguiu apurar que a experiência é a de um sushi tradicional, com bebidas e cocktails, a cargo de um chef de sushi com carreira por Lisboa. O jardim será sempre um espaço privado acessível, no centro de Lisboa.

Com a pandemia a fazer-se sentir em força no setor da restauração, este chef tirou o tempo para pensar numa alternativa a sério, para criar uma experiência gastronómica inovadora, capaz de desafiar o contexto atual. Foi assim que o conceito foi sendo elaborado para chegarmos a um jantar secreto, aproveitando as noites de bom tempo que vivemos.

Nesta fase, há dias para os quais já não é possível fazer reserva, um sucesso a ter em conta se pensarmos que o projeto tem dependido apenas do chamado boca a boca — e não é acaso, já que a ideia de partilhar a experiência em segredo para que outro amigo a descubra é um dos lemas do projeto.

Um segredo bem escondido.

Afinal como é que isto funciona?

Passamos a explicar: há um único contacto WhatsApp disponível: 935 685 685. E não pense que dá para ter grandes conversas via aplicação. Estes jantares secretos funcionam de quarta a sábado. Só precisa de enviar mensagem a dizer quantas pessoas e para quando queriam fazer a reserva.

O evento admite um máximo de 25 pessoas. Se houver disponibilidade, a reserva é confirmada e ficará depois à espera de um local onde ir e da tal palavra-passe que não pode ser esquecida. A experiência de sushi inclui show-cooking, o que quer dizer que pode ver o chef a trabalhar na hora o peixe fresco.

Etnre jantar e bebida, o preço médio rondará os 25€. No local tem uma carta de sushi e bebidas e cocktails com várias opções por onde escolher. No final, recebe um cartão e prepare-se para voltar ao modo espião: a ideia será partilhar o secretismo com um amigo para que ela descubra noutro dia a mesma experiência (ou para repetir caso tenha gostado, claro).

Estes jantares vão continuar a decorrer durante as próximas semanas, ou talvez mais tempo. A ideia é aproveitar as noites de bom tempo. Enquanto este se mantiver, há sushi bem secreto por descobrir em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT