Restaurantes

“Penha à Mesa”: Este é o melhor spot para petiscar na Penha de França

A meia desfeita de bacalhau do Listriglo, os carapaus de escabeche do Tabanca e as moelas do Flor de Lúpulo foram os premiados.
Foto: Paulinho Ribeiro

Terminou este domingo, 26 de julho, a segunda edição do concurso gastronómico “Penha à Mesa“, que contou com a ajuda de três especialistas da área e de todos os portugueses para eleger os melhores petiscos dos 42 restaurantes e bares da freguesia lisboeta da Penha de França. 

A pensar nas dificuldades que muitos dos espaços de restauração e comércio local atravessaram devido aos efeitos devastadores do novo coronavírus, a Junta de Freguesia da Penha de França decidiu dinamizar o concurso “Penha à Mesa” para estimular os setores, que continuam a ser fortemente afetados pelas medidas de combate à Covid-19. 

A palavra final dos três especialistas da área — Pedro Abril, Bernardo Agrela e Inês Matos Andrade — foi decisiva para eleger os melhores petiscos da Penha de França. Os jurados do concurso decidiram premiar, em primeiro lugar, a meia desfeita de bacalhau do restaurante Listriglo. Em segundo lugar ficaram os carapaus de escabeche do Tabanca e, por fim, em terceiro lugar, ficaram as moelas do Flor de Lúpulo. O pica-pau do restaurante Rui do Barrote recebeu ainda uma menção honrosa.

Quem também quis dar uma ajuda na concretização do evento solidário foi o público português, que votou em força no seu spot favorito para petiscar. Contas feitas, entre os 42 restaurantes a concurso, houve mais de 11 mil votos únicos e a “Escolha do Público” foi o restaurante Kerala, com 21,22 por cento dos votos.

Esta é a segunda edição do concurso gastronómico “Penha à Mesa”, dinamizado pela Junta de Freguesia da Penha de França. Em 2019, a edição anterior, foi escolhido o melhor bacalhau à Brás da freguesia lisboeta. Os restaurantes que concorreram, os respetivos petiscos e o regulamento do concurso podem ser consultados no site do “Penha à Mesa”.

Carregue na galeria para conhecer melhor os petiscos dos restaurantes vencedores do “Penha à Mesa”.

Este artigo foi escrito em parceria com a Junta de Freguesia da Penha de França.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT